Policia

Moradores do Planalto e PM entram em confronto

Mais de 20 viaturas foram deslocadas para o bairro na noite desta terça-feira; policiais do GATE e até mesmo o comandante do Batalhão compareceram ao local         (Crédito: Maria Fernanda Rodrigues)

IPATINGA – Tiroteio, perseguição, protesto, um baleado e um homem preso. Este foi o saldo deixado depois de um tumulto entre a Polícia Militar e moradores do bairro Planalto ocorrido na noite da última terça-feira (5). A confusão começou por volta de 22h30, quando a PM foi chamada na rua Quatro, após um tiroteio.

Testemunhas contaram que quatro indivíduos encapuzados, em um Corsa prata, chegaram em alta velocidade e efetuaram vários disparos a esmo. Um dos tiros acabou acertando o pé esquerdo do morador V.C.L., 50 anos, que foi socorrido no local pelo Corpo de Bombeiros e depois levado para o Hospital Márcio Cunha, onde ficou sob cuidados médicos.

Ninguém soube informar para a polícia a placa do veículo e em qual direção os atiradores fugiram. Segundo a PM, a vítima V. não possui passagens por nenhum crime e aparentemente não teria motivos para ser vítima de atentado. Até a noite de ontem, ainda não se tinha notícias sobre a identificação dos suspeitos e a localização do veículo.

PERSEGUIÇÃO
Enquanto a polícia ainda estava no local atendendo à primeira ocorrência, a situação no bairro ficou ainda mais tensa. Uma moto Tornado 250 vermelha, conduzida por Joselito do Carmo Silva, 20 anos, entrou no bairro em alta velocidade, sendo perseguido por policiais militares.

Conforme foi repassado pela assessoria de comunicação do 14º Batalhão de Polícia Militar na noite de ontem, Joselito, que estava em atitude suspeita, teria desobedecido a uma ordem de parada ao passar por uma blitz na avenida Londrina, no bairro Veneza, quando então começou uma perseguição policial.

De acordo com o relato da polícia, o rapaz fugiu em direção ao Centro da cidade, passando pela contramão na avenida 28 de Abril, pulou diversos canteiros da avenida Macapá, no bairro Veneza I, jogou a motocicleta contra policiais do Giro e fugiu em direção ao bairro Planalto. “Quando acontece uma perseguição dessas, a PM já aciona o cerco e bloqueio fazendo comunicação a todas as viaturas policiais para darmos continuidade à abordagem. E foi o que ocorreu nesta noite”, explica o assessor de comunicação Capitão Freitas.

PRISÃO
No relatório da PM de quase duas páginas, consta que Joselito, ao chegar à rua Sete, percebeu o cerco da PM e entrou com a moto em direção a um pasto, onde acabou perdendo o controle da moto e caiu. Mesmo assim, o suspeito tentou fugir correndo, pulando várias cercas de arames e se escondeu em um matagal.

Policiais cercaram toda a vegetação e conseguiram capturar Joselito, deitado no meio do mato. “Consta ainda que ele estava exaltado, resistindo à prisão. Então ele teve que ser imobilizado e algemado. Verificando que ele estava arranhado, ele foi socorrido ao Pronto Socorro Municipal, onde foi atendido, medicado, liberado e conduzido para a Delegacia de Polícia”, relata o Capitão Freitas.

PASSAGENS
Joselito Carmo Silva possui várias passagens pela polícia por porte ilegal de arma, disparos em via pública e tráfico de drogas. Conforme boletim de ocorrência lavrado no último domingo (1º), ele ainda é acusado de uma dupla tentativa de homicídio ocorrida neste dia, na rua Teresina, no bairro Veneza II, quando duas pessoas escaparam ilesas de um tiroteio.

REVOLTA
A redação do DIÁRIO POPULAR recebeu várias ligações de moradores do bairro no momento da confusão. Ao chegar ao local, a reportagem deparou com o clima tenso entre a polícia e os moradores. Populares acusavam a polícia de agredir Joselito.

Em retaliação à suposta agressão dos policiais contra o fugitivo, moradores atearam fogo em caixotes no meio da rua para impedir a passagem da polícia. Pelo menos vinte viaturas, inclusive do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), foram deslocadas para reforçar a segurança no local.

O Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Francisco Assis, esteve no bairro para conter a confusão. Ele rebateu a acusação de que policiais teriam agredido fisicamente Joselito. “Consequentemente, por ele ter caído da moto, pulado cercas de arame e reagido à prisão, alguns ferimentos ele sofreu, mas não foram agressões provocadas pelos nossos policiais”, defende-se.

IRRESPONSÁVEL
O policial considera que Joselito provocou um tumulto desnecessário ao desobedecer à ordem de parada dos militares em trabalho. “Ele foi um irresponsável. Se fosse uma pessoa de bem, ele teria obedecido ao sinal de parada, apresentado seus documentos e seria tratado com todo respeito por parte dos policiais”, considera.

Assis ainda acrescenta que por causa do alto número de assaltos com motocicletas, a PM tem intensificado as batidas policiais no intuito de coibir a prática criminosa. “Não é segredo para ninguém que nós estamos tendo uma característica de criminalidade violenta no Vale do Aço com uso de motocicleta. Daí uma necessidade especial de uma atenção maior da PM, principalmente no período noturno”, finaliza.

AMEÇA
No início da tarde de quarta (5), uma mensagem foi enviada a uma rádio local dando conta de que um ônibus da Autotrans, que faz o último horário no bairro Planalto (23h20), seria incendiado em retaliação à ação da polícia na noite de terça-feira.

Ainda ontem, a empresa, ao ser comunicada da ameaça, acionou o comando do 14º Batalhão e pediu reforço para o horário em que o ônibus passa pelos bairros Veneza e Planalto. De acordo com a concessionária de transporte público, caso a situação se agravasse, a linha poderia ser suspensa no horário ameaçado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com