Cidades

Moradores do Bom Jardim sofrem à espera de obras

“Nós estamos aguardando porque o projeto está pronto há muito tempo. E o que eles nos informam é que a obra não pôde ser executada em 2009, mas que eles iam fazer em 2010. E o que acontece é que já estamos em 2012 e tudo continua na mesma”.
Eunice Ferreira Rodrigues Batista, presidente da Associação de Moradores do bairro Bom Jardim

 

IPATINGA – Mais um bairro de Ipatinga está sofrendo com a não realização de obras previstas em orçamentos participativos da Prefeitura Municipal. Dessa vez, foi a comunidade do Bom Jardim que procurou a reportagem do DIÁRIO POPULAR para denunciar a situação.
Obras que deveriam ter sido executadas em 2009 ainda não saíram do papel. Promessas feitas à população também não foram cumpridas. A insatisfação no bairro é geral e muitos já não acreditam mais nos pronunciamentos do atual governo municipal.

NASCENTE

A principal obra reivindicada pelos moradores é a revitalização de uma nascente do bairro. De acordo com o que foi previsto em orçamento, o trabalho está avaliado em R$ 200 mil reais e consiste na plantação de grama e construção de quiosques e bancos nas proximidades do rio.
A presidente da Associação de Moradores do bairro Bom Jardim, Eunice Ferreira Rodrigues Batista, contou que já foi à Prefeitura diversas vezes pedir a execução da obra. “Já pedimos incansavelmente essa obra e nada foi feito, apesar de muita cobrança. E o que nós falamos com os moradores é a verdade. Que nós temos ido à Prefeitura e cobrado sempre. Já fizemos até algumas manifestações aqui no Bom Jardim. Mas o governo não tem nos ouvido”, afirmou Eunice.
Ainda de acordo com ela, o projeto já está pronto. “Nós estamos aguardando porque o projeto está pronto há muito tempo. E o que eles nos informam é que a obra não pôde ser executada em 2009, mas que eles iam fazer em 2010. E o que acontece é que já estamos em 2012 e tudo continua na mesma”, declarou Eunice com indignação.
Segundo Eunice, a última promessa da Prefeitura dava conta de que até o mês de abril deste ano a obra da nascente estaria concluída. “Se esse governo não realizar essa obra, a nossa esperança é que o próximo realize”, disse a presidente da Associação.

IRREGULAR
Outro problema que tem gerado a insatisfação dos moradores do bairro Bom Jardim são as condições do Loteamento Zé Cornélio. No local, precisa ser realizada uma pavimentação das ruas e melhorias na infraestrutura.
João Garcia, representante do loteamento, informou que o prefeito Robson Gomes (PPS) fez várias promessas à comunidade e garantiu mais de R$ 1 milhão para as obras. Mas que também nada foi executado. “Nada do que o prefeito prometeu ele cumpriu. Inclusive as verbas que estavam destinadas para o loteamento não foram usadas. Ele disse que se a gente arrumasse os postes, colocariam as luminárias. Nós conseguimos os postes e agora a Prefeitura não quis colocar as luminárias”, contou João.
As obras previstas para o local são ampliação da rede elétrica, da rede de esgoto e da rede de água, plantio de árvores na nascente e criação de uma creche para crianças de 0 a 6 anos, além do asfaltamento das ruas do loteamento.
De acordo com João, a principal justificativa da Prefeitura é que o loteamento está localizado em uma área irregular. “Quando nós procuramos a administração municipal para cobrar as obras, eles alegam que o loteamento é irregular. Quando o Robson veio pedir voto, a gente pediu que as obras fossem realizadas e ele prometeu que iria fazer tudo”, relembrou o representante da comunidade.

ESPERANÇA
Os moradores do bairro não têm mais esperança de que as obras previstas em 2009 sejam executadas pela atual administração. “Tem mais de 30 anos que moro aqui e a situação nunca ficou do jeito que está. Eles não vão fazer nada porque durante esse tempo todo, com esse dinheiro que já estava aprovado no orçamento, eles não fizeram nada. O dinheiro sumiu e nada foi feito pelo bairro. Nós estamos jogados às traças”, considerou a dona-de-casa Conceição dos Santos.
João Garcia também não acredita mais no governo de Robson Gomes (PPS). “Não acredito mais que esse prefeito vá fazer nada e essas obras só vão ser realizadas se o próximo prefeito fizer. Porque todas as vezes que a gente vai à Prefeitura cobrar eles falam que o loteamento é irregular. Mas na hora de fazer reunião eles prometem as coisas”, concluiu João.


A principal obra reivindicada pelos moradores é a revitalização de uma nascente do bairro

PMI diz que fará obras neste ano
Ipatinga
– A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) da Prefeitura Municipal de Ipatinga informou, por meio de nota, que existe um cronograma de obras do Orçamento Cidadão que está sendo cumprido. O secretário da pasta, Rodrigo Sad, reafirmou que todas as indicações de prioridades da população serão executadas este ano.
No caso específico do bairro Bom Jardim, o projeto para a revitalização da nascente e a construção de quiosques, bancos e o plantio de grama está pronto. A próxima etapa é a abertura do procedimento licitatório, que acontecerá nas próximas semanas.
Em relação ao loteamento Zé Cornélio, a legislação determina que é de exclusiva responsabilidade do proprietário do loteamento a entrega das obras dotadas de infraestrutura, o que não ocorreu devido à ausência de fiscalização de administrações anteriores. No entanto, a administração Robson Gomes (PPS) fez a entrega de placas numéricas aos moradores, além de luminárias e intervenções nas ruas do loteamento. Rede de esgoto e pluvial estão a cargo da Copasa, concessionária que detém a prestação de serviços no município.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com