Cidades

Moradores apoiam limpeza de lote vago no Panorama

(Crédito: Welles Débil/Secom PMI)

IPATINGA – Os moradores da rua Wilson Teixeira, no bairro Panorama, em Ipatinga, apoiaram o corte de árvores feito por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). A área pública revitalizada pela Prefeitura servia de esconderijo para marginais, ponto de uso de drogas e prostituição.

“A vontade era pegar uma enxada e ajudar a limpar esse lote”, desabafou o músico Jota Ramalho, 31 anos, que perdeu as contas de quantas vezes viu usuários de drogas se escondendo entre as árvores. “A rua é pouco movimentada e esses arbustos deixavam o local com pouca iluminação, o que criava um cenário ideal para assaltantes e marginais agirem. Por diversas vezes pensei em mudar daqui”, afirma o músico, que da janela de casa observava a ação dos funcionários da Prefeitura.

APOIO
A representante comercial Silvana Alves de Lima, 46, também comemorou o corte das árvores. Segundo ela, os moradores chegaram a planejar um mutirão de limpeza do lote. “Essas árvores escondiam marginais e casais que faziam sexo no meio da mata. Era uma falta de respeito. Até uma cama achamos no meio do matagal”, conta.

Enquanto os funcionários da Prefeitura retiravam as árvores, o assistente administrativo Luiz Silveira, 50, revelou que pediu a mulher para mudar a rotina ao chegar e sair de casa, temendo a ação de assaltantes que usavam as árvores para se esconder da polícia. “Nossa rua ficava muito escura por conta dessas árvores, que não são cortadas há seis anos. Agora é tomar cuidado para não deixar brotar, pois essa espécie é como uma praga, que nasce em qualquer lugar”, comenta.

ESPÉCIES NATIVAS

Segundo a Sesuma, na operação de limpeza foram preservadas as espécies arbóreas nativas da área. Já as árvores Leucenas (Leucaena leucocephala), consideradas tecnicamente como “exóticas e invasoras”, tiveram o corte autorizado e acompanhado pela Polícia Militar Ambiental.

Ainda conforme a Sesuma, o corte das árvores tem o objetivo de garantir a segurança dos moradores do bairro e dar início a um processo de revitalização do local. A intenção da Prefeitura é transformar os locais públicos com incidência de criminalidade em espaços de convivência e integração social, para maior segurança da população.

PARTICULARES
Apesar dos inúmeros pedidos que recebe para execução de podas de árvores em todo o município, a Sesuma esclarece ainda que está impedida de realizar esses serviços em áreas particulares. Neste caso, a ação deve ser feita pelo proprietário do imóvel, com autorização prévia da PMI, que pode ser requerida junto ao Departamento de Meio Ambiente (Demam). Os técnicos do Demam avaliam se as árvores oferecem riscos, como conflito com a edificação, presença de cupins ou formigas e etc. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3829-8079.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com