Cultura

Montagem circula nos Vales do Rio Doce e do Aço

FABRICIANO – Os alunos do curso de Iniciação Teatral beneficiados pelo projeto “Interferências Cênicas – Curto-Circuito Vale do Rio Doce e Região do Aço” estão tendo a oportunidade de mostrar ao público, durante este mês, em forma de espetáculo, o conhecimento adquirido durante vários meses de aulas. A montagem “Lixo amontoado, rato assanhado” possui texto de Gilson Magno e direção de Roberto Iokel, professores do projeto, e está sendo apresentada em diversas comunidades da região. Quase 700 crianças e adolescentes já foram beneficiados e capacitados pelo projeto no Vale do Rio Doce.

CIRCULAÇÃO
A circulação do espetáculo contemplou Belo Oriente, Esperança, São Sebastião de Braúnas, Boachat, Cachoeira Escura, Braúnas Grande, Espirradeira e Bom Jesus do Bagre. Algumas dessas localidades receberam, pela primeira vez, apresentações culturais gratuitas voltadas à comunidade. O projeto “Interferências Cênicas – Curto-Circuito Vale do Rio Doce e Região do Aço” recebe patrocínio da Usiminas, incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Governo do Estado de Minas Gerais, além de apoio do instituto Cultural Usiminas, Cenibra, Instituto Cenibra, Prefeitura Municipal de Antônio Dias e Prefeitura Municipal de Belo Oriente.

A PEÇA
A montagem é resultado do curso e laboratório de formação em artes cênicas para jovens. De acordo com Roberto Iokel, diretor da peça, trata-se de um trabalho voltado para a conscientização ambiental. “É uma peça que fala sobre o lixo que acumulamos diariamente, a necessidade da coleta seletiva, do descarte correto desses resíduos. Discutimos também algumas doenças que surgem em virtude dessa falta de cuidado com o meio ambiente, como a dengue”, explica.
Para o diretor, o interessante do projeto está na possibilidade de fazer com que o espectador sinta-se representado no palco e que, principalmente, desperte o interesse em fazer parte dele.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com