Cidades

Monitoramento ajuda no controle de odores

Créditos: Divulgação/Cenibra

BELO ORIENTE
– Entre os programas de proteção ambiental desenvolvidos pela Cenibra, inclui-se a Rede de Percepção de Odor (RPO), formada por voluntários de várias cidades próximas da unidade fabril em Belo Oriente, que auxiliam no controle das emissões atmosféricas. Na última semana, a empresa promoveu mais uma reunião com os integrantes da rede, na Casa de Hóspedes, em encontro que possibilitou a troca de experiências, avaliação dos trabalhos de 2014 e apresentação do planejamento para o próximo ano.

Após o encontro, os voluntários assistiram a apresentações musicais com a Orquestra Luthier, de Barão de Cocais. A orquestra é outro projeto patrocinado pela empresa e tem como objetivo ensinar crianças e jovens em vulnerabilidade social a construir e tocar instrumentos musicais. As violas são fabricadas a partir da madeira de eucalipto, doada pelo Instituto Cenibra. A iniciativa é exemplo da aplicabilidade dos recursos florestais renováveis em ações de desenvolvimento social.

RPO
A Rede de Percepção de Odor da Cenibra é composta por instrumentos analisadores nas principais fontes estacionárias do processo, uma estação meteorológica automatizada, hardware e software para o modelamento da dispersão do odor na atmosfera. O grupo de participantes voluntários, num raio de 42 km em relação à fábrica, serve de base para as ações gerenciais voltadas à geração e controle das emissões odorosas. Os eventos de odor registrados pelos participantes são posteriormente modelados por computador, fornecendo informações para uma maior compreensão do fenômeno e futuras ações visando sua redução e controle.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com