Cidades

Minha Casa, Minha Vida 3 construirá 2 milhões de moradias, afirma vereador

(DA REDAÇÃO) – O vereador Saulo Manoel (PT) participa em Brasília da 5a Conferência Nacional das Cidades. O encontro, que tem como tema “Quem Muda a Cidade somos Nós: Reforma Urbana Já”, começou na última quarta-feira, dia 20, e se estende até domingo (24). O evento recebeu cerca de 3 mil delegados e contou com a presidente Dilma Rousseff (PT), na abertura.

Segundo o parlamentar, delegado pela Central de Movimentos Populares (CMP), as discussões sobre a reforma urbana avançaram bastante diante do compromisso da presidente Dilma de enviar ao Congresso Nacional projeto de lei criando o Sistema Nacional de Reforma Urbana, com a previsão de reformulação das cidades, bem como uma série de investimentos nos setor.

“Trata-se de uma luta de mais de vinte anos dos movimentos populares, que sem dúvida trará inúmeras conquistas para a população. Nós, como representantes da CMP e também como vereador, estamos atentos a todas essas possibilidades que estão se abrindo, para que a cidade de Ipatinga seja beneficiada com o que for possível junto ao governo federal”, explicou, garantindo que a interlocução com a presidente Dilma bem como a participação em eventos desta natureza são de extrema importância para articular ações em prol de Ipatinga”. Na avaliação de Saulo Manoel, a Conferência das Cidades tem um diferencial em relação às demais por envolver todos os setores da sociedade, e não apenas uma área específica. “Todos moramos na cidade e este espaço deve ser melhorado e aprimorado para que a qualidade de vida da população aumente a cada dia”, resume.

MINHA CASA, MINHA VIDA 3
Durante a Conferência, a presidente Dilma anunciou o Minha Casa, Minha Vida 3, com lançamento previsto para o início de 2014. A nova etapa do programa espera contratar mais dois milhões de moradia, que vão se somar às 2 milhões contratadas pela versão 2 do projeto –destas, 1,5 milhão já foram entregues. “O MCMV 3 e a concretização do Sistema Nacional de Reforma Urbana são sem dúvida o grande marco da 5a Conferência Nacional das Cidades, pois estamos concretizando políticas públicas essenciais para o desenvolvimento do País, e suprindo um déficit histórico de moradia”, afirma Saulo Manoel.

A CONFERÊNCIA
A Conferência Nacional das Cidades é um canal de interlocução entre o ministério e os movimentos sociais na luta pela reforma urbana. Antes do encontro nacional, são realizadas as conferências municipais e estaduais para construir uma relação entre o estado e a sociedade civil organizada e escolher os representantes, chamados de delegados, para participar do encontro em Brasília.

No sábado (23), os grupos de debates vão discutir durante todo o dia as prioridades para o Ministério das Cidades. No fim do dia, acontecerá uma plenária dos segmentos para a eleição das entidades que serão representadas no Conselho Nacional das Cidades.

No último dia da conferência (domingo 24/11), haverá uma plenária para votação final dos principais temas a serem desenvolvidos pelo Ministério das Cidades. E para finalizar, será homologada a eleição das entidades do Conselho Nacional das Cidades e um ato de encerramento da Conferência.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com