Esportes

Mineirão: um Gigante sustentável

BH – Neste domingo, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Mineirão, principal palco do futebol mineiro, é referência em Sustentabilidade desde a concepção do projeto de reforma até a operação nos dias de jogos e no dia a dia do estádio. O projeto ‘Gigante pela Natureza’, desenvolvido no estádio, incentiva as práticas sustentáveis, mostrando que o Mineirão se preocupa com o Meio Ambiente e adota ações como o reaproveitamento de resíduos, reutilização da água da chuva e uso de energia limpa e renovável como forma de tentar minimizar os impactos ambientais na sociedade. Para a analista Ambiental do estádio, Bárbara Freitas, algumas atitudes são fundamentais para ajudar o planeta a superar esse momento tão crítico. “Ações individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência do cumprimento das leis por órgãos governamentais e empresas privadas são fundamentais”, afirma.

ÁGUA DE REUSO

O reuso da água na operação do estádio garante uma economia de até 70% no consumo, com grande predominância da utilização do líquido coletado nos reservatórios de cinco milhões de litros existentes no estádio. Essa água é reutilizada em bacias, mictórios e irrigação do gramado.
Desde novembro do ano passado o consumo da água de reuso no Mineirão é predominantemente maior. Como exemplo, na mais recente medição, realizada em maio, houve um consumo de 1.808 m³ de água de reuso, enquanto a fornecida pela Copasa chegou a 774 m³. Em alguns meses deste ano, o consumo da água de reuso foi superior em até quatro vezes ao da Copasa. Esses dados são comemorados pelo gerente técnico do estádio, Otavio Góes. “Em oito meses do ano, o consumo de água da Copasa fica em cerca de 30%, exclusivo para uso em pias, lavatórios e onde mais há contato direto das pessoas com a água”, afirma.
Outra importante forma de auxílio ao Meio Ambiente no Mineirão é a Usina Solar Fotovoltaica, a maior em estádios no mundo em termos de geração de energia.

RESPONSABILIDADE
SOCIAL E AMBIENTAL

A coleta seletiva também é um importante aspecto sustentável no Mineirão. Durante as obras de modernização do estádio, 90% dos resíduos foram reciclados ou reutilizados. Em dias de jogos e eventos, o reaproveitamento de resíduos é realizado em parceria com a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Belo Horizonte (Asmare). Os resíduos recicláveis são doados para a associação, os não-recicláveis são encaminhados para o licenciado aterro sanitário de Macaúbas e os resquícios de poda do gramado são destinados para uma empresa de compostagem. No Mineirão há também destinação específica para empresas licenciadas dos resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias, óleo de cozinha e materiais perigosos.
Hoje, por meio da parceria com a Asmare, o Mineirão recicla 80% do resíduo gerado em dias de jogos.


Mineirão recicla 80% do resíduo gerado em dias de jogos( Créditos: Agência i7/Mineirão)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com