Cultura

Minas tem atrações para todos os gostos

Na Serra do Cipó, os amantes da natureza podem praticar o turismo ecológico     (Fotos: Agência Minas)

BH – Minas Gerais tem se posicionado cada vez com mais força no mapa das principais rotas turísticas do país. Nos últimos anos, o Estado tem investido na diversificação e na qualidade de suas atrações, que agradam a todos os públicos. Hoje, Minas é destino de milhares de turistas que buscam em suas terras novas oportunidades de negócios, diversão, cultura e contato com a natureza. O leque de opções é amplo e segmentos como o turismo religioso, o turismo histórico, o turismo gastronômico e o turismo ecológico também vem ganhando relevância.

ECOLOGIA
No segmento do turismo ecológico e histórico, um dos recentes destaques é a Rota das Grutas Lund, projeto realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Cultura e de Turismo, com apoio da PUC Minas e da Organização Mundial do Turismo (OMT). A rota apresenta um roteiro turístico único e singular, pautado em elementos naturais e culturais da região cárstica de Minas Gerais, que está ligada à passagem do naturalista Peter W. Lund pelo Brasil. Em 2011, o projeto conquistou a segunda colocação no 6º prêmio de Excelência em Gestão Pública.

RELIGIÃO
O turismo religioso também ganhou um importante componente este ano. No dia 31 de julho, o governador Antonio Anastasia assinou, no município de Caeté (MG), decreto que declara Atrativo Turístico de Especial Relevância o conjunto paisagístico, artístico e cultural do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade. O título aumentará a visibilidade do local, além de fomentar o turismo e atrair recursos, gerando mais empregos e renda.
O Santuário da Serra da Piedade também é ponto de partida e de chegada do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer). O projeto envolve 86 municípios mineiros e liga os santuários das padroeiras de Minas Gerais e do Brasil – Nossa Senhora de Aparecida. Com aproximadamente 850 km, o Crer é destinado à peregrinação e meditação. Com recursos de R$ 2 milhões, a implantação será concluída até maio de 2013.

GASTRONOMIA

No campo da gastronomia, o Governo de Minas Gerais vem realizando visíveis esforços no sentido de promover este que é um bem cultural mineiro dos mais valorizados. Em agosto, o governador Antonio Anastasia definiu a participação de Minas Gerais no Madrid Fusión, o maior evento de gastronomia do mundo. Minas vai representar o Brasil no congresso que acontece anualmente e reúne chefs e jornalistas de vários países. O café, o queijo e a cachaça são os produtos escolhidos para representar as culinárias mineira e brasileira na próxima edição do encontro, que vai promover uma visibilidade internacional e estimular a cadeia produtiva dos produtos típicos da culinária do Estado.

À MINEIRA
Segundo estudo do ICCA, Ouro Preto subiu da 13ª para a 9ª posição, de 2010 para 2011, no ranking das cidades brasileiras que mais recebem eventos. O resultado reflete de maneira positiva o empenho da Secretaria de Estado de Turismo de promover a cidade como destino de turismo. Outros exemplos de iniciativas que apóiam o turismo em Minas Gerais são o Circuito Cultural Praça da Liberdade, implantado pelo Governo de Minas – que oferece à população cultura, arte, educação, tecnologia e conhecimento nos espaços culturais da Praça da Liberdade – e a reforma do estádio Mineirão, prevista para ser entregue à população em dezembro de 2012.
Em 2011, o Estado de Minas Gerais teve um incremento de 27,1% no número de turistas, em relação ao ano anterior, ultrapassando a média nacional de 15,5%. Os desembarques no aeroporto Tancredo Neves cresceram 39,5% no período, de acordo com dados da Infraero.


Todo ano o estilo barroco presente em Ouro Preto atrai turistas do Brasil e do mundo

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com