Esportes

Minas Presente na Escola leva xadrez aos educandários da região

 No Vale do Aço, o Minas Presente na Escola foi lançado em agosto e contou com o apoio da Fundação Aperam Acesita, Cenibra e Unipac (Crédito: Divulgação)

TIMÓTEO – Durante este ano, a rotina dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Hilda de Araújo Osório Zauza, em Timóteo, foi além de assistir as aulas de Português, Matemática, Física, História e demais disciplinas. Em 2013, após as aulas, foi o tabuleiro de xadrez o instrumento utilizado para entreter e estimular o raciocínio lógico dos jovens.

A atividade extracurricular faz parte do Programa Minas Presente na Escola, lançado pelo Governo Estadual em março de 2012, com o objetivo de ampliar o tempo de permanência dos alunos no ambiente escolar. Reduzindo, assim, o índice de evasão e proporcionando novas possibilidades de aprendizado. A iniciativa tem o apoio de diversas empresas e entidades parceiras, entre elas, a Aperam South America, por meio da Fundação Aperam Acesita.

Para o presidente da Fundação, Venilson Araújo Vitorino, “participar efetivamente do Minas Presente na Escola, fortalece a atuação da Aperam como agente facilitador e promotor do desenvolvimento das pessoas e da sociedade regional, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino nas instituições educacionais nas comunidades onde atuamos”.
No Vale do Aço, o Minas Presente na Escola foi lançado em agosto e contou com o apoio da Fundação Aperam Acesita, Cenibra, Universidade Pitágoras e Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac). “No primeiro momento, optamos por fazer em Timóteo, uma experiência piloto junto à Escola Estadual Professora Hilda de Araújo Osório Zauza. A partir das lições aprendidas, discutiremos os resultados obtidos e propostas de fortalecimento da parceria do programa junto ao Governo do Estado de forma alcançar outras escolas da região”, conta Flávia Soares, coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita.

Diretora da primeira instituição assistida no Vale do Aço, Graziela Gomes Pereira relata os resultados obtidos com as ações em 2013. A escola conseguiu popularizar o xadrez no Ensino Médio e obteve outros bons resultados em decorrência disso. “A evolução dos alunos é visível. Pude perceber um comprometimento maior com a educação e uma autoestima mais elevada. Com o projeto, eles aprenderam algo produtivo nos momentos livres”, disse a educadora.
As aulas de xadrez foram ministradas por um professor contratado exclusivamente para o projeto, como explica a diretora. “Com o apoio da Fundação Aperam Acesita, por meio do Projeto Minas Presente na Escola, compramos os jogos e, ainda, contratamos um profissional para a função de orientador de xadrez em nossa instituição”, revela Graziela.

No Vale do Jequitinhonha, o projeto apoiado pela Aperam iniciou suas atividades no começo do ano nas Escolas Estaduais Antônio Fernandes de Oliveira e Fidelcino Viana, situadas em Veredinha, e da Escola Estadual de Lagoa Grande, em Minas Novas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com