Cidades

Minas é reconhecida como área livre de peste suína clássica

BH – Minas Gerais recebeu o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de Peste Suína Clássica (PSC). O reconhecimento aconteceu durante a 84ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da OIE, realizada em Paris, na França. Outros 13 estados brasileiros e o Distrito Federal também receberam o mesmo status da Organização.

Minas Gerais já era reconhecida desde 2001 como área livre de PSC pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O estado tem o quarto maior plantel de suínos do Brasil, com 5,2 milhões de animais e 32 Granjas de Reprodutores de Suínos Certificadas (GRSC). Outro indicador importante é o primeiro lugar ocupado pelo estado como maior exportador de genética de suínos para o mercado doméstico.

A concessão do status de área livre contribuirá para que Minas amplie sua fatia de participação no mercado internacional, ampliando as vendas de carne suína para outros países. Atualmente, Minas e Brasil já são exportadores deste produto.

Minas Gerais exporta principalmente para Hong Kong, para onde vão 79,4% do volume exportado, seguido de Angola (9,6%) e Uruguai (6,8%). Em 2014, o estado exportou 42 mil toneladas, com receita bruta de U$ 156, 8 milhões.

VIGILÂNCIA
Para conquistar o status de área livre de PSC o serviço de defesa sanitária animal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) adotou junto aos produtores e granjas uma série de procedimentos de forma a comprovar o funcionamento correto do sistema de vigilância da doença em Minas. Entre as diversas ações realizadas pelo instituto estão a coleta periódica de soro de reprodutores em frigoríficos, no intuito de identificar a existência do vírus da doença em animais e o atendimento imediato pelo IMA às notificações de suspeita de animais com PSC.

A coordenadora estadual do Programa de Sanidade Suídea do IMA, Júnia Mafra, diz que, nesse rol de ações, mais recentemente o instituto estabeleceu a obrigatoriedade das granjas adotarem o boletim sanitário que acompanha os lotes de suínos enviados aos frigoríficos de abate sob inspeção do IMA. Ela explica que o boletim é um documento onde estão registradas informações importantes sobre a sanidade dos animais pertencentes a cada lote de suínos enviado aos frigoríficos. São informações que incluem, entre outros, possíveis sinais clínicos de doenças verificadas nos animais, incluindo aí a PSC.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com