O curta-metragem apresenta um pouco da história do surgimento da movimentação cultural de Ipatinga, por meio do depoimento de oito importantes personagens da cidade
IPATINGA – Depois do lançamento do curta-metragem “Pioneiros do Teatro de Ipatinga”, no Teatro do Centro Cultural Usiminas em novembro, Gustavo Suna promove duas exibições de contrapartida em dois importantes espaços de Ipatinga. A primeira exibição aconteceu no dia 4 de dezembro no Ponto de Cultura do Grupo Perna de Palco, dirigido por Luzia di Resende. Alunos do curso de iniciação teatral do espaço, junto com seus pais e convidados conferiram a obra, que traz para a tela a movimentação em torno do surgimento da área cultural de Ipatinga.
Agora, na próxima sexta-feira (13/12), às 19h30, acontece a última exibição de contrapartida no Mi Casa Su Teatro que fica localizado no bairro Cidade Nobre. O Mi Casa é um espaço cultural e ao mesmo tempo um coletivo de arte voltado para a capacitação, experimentação, produção e realização de trabalhos artísticos de artes cênicas, música, audiovisual, artes plásticas e gastronomia. Surgiu em 2012 e conta com o apoio da APROC – Associação Pró-Cultura de Ipatinga, Corporação Musical Santa Cecília, além de abrigar o Ponto de Cultura do Grupo Teatral Boca de Cena.
O CURTA
A produção do curta Pioneiros do Teatro de Ipatinga foi viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fundo Municipal de Cultura e Ministério da Cultura/Governo Federal. Com direção de Gustavo Suna, o filme apresenta o depoimento de oito personagens da cena cultural de Ipatinga, Adão de Faria, Ademar Pinto Coelho, Marilda Lyra, Luzia di Rezende, Zé Rodrigues, Claudiane Dias e Bárbara Pavione, que trazem para a tela um pouco de sua trajetória e como foram os primórdios da movimentação cultural na cidade.
MATERIAL ABUNDANTE
Na noite de estreia o diretor contou que tem material para um longa e que esses depoimentos precisam ser disponibilizados para o público, pois trata-se do registro de experiências impares, vividas por cada um dos personagens. “Neste filme apresentamos um trecho de momentos importantes na vida de cada um dos entrevistados. Fiquei extremamente emocionado com cada história que ouvi. São relatos de importantes acontecimentos que fizeram com que Ipatinga tivesse toda essa movimentação cultural que tem hoje. E isso precisa ser contado”, declara Gustavo Suna.
PRIMÓRDIOS
Neste primeiro trabalho o objeto da narrativa foi delimitado ao início do processo de formação da classe artística na cidade e, na voz dos entrevistados, registrou parte da trajetória de ícones como Darci di Mônaco, Zélia Olguin, José Lopes Sobrinho, Antônio Guarniere, Clayton Kerly, Ricardo Maia, dentre outros. Em função do tempo de duração de um curta, Gustavo Suna declara que ficou de fora relatos importantes sobre o surgimento dos grupos teatrais, do processo de formação de atores e técnicos, principalmente das escolas de teatro, que são um capítulo à parte em tudo isso, pois foram de suma importância no fomento e movimentação nos primórdios e continuam estimulando crianças e jovens nesse fazer cultural até hoje.
Assim, para além desse trabalho Gustavo Suna pretende trazer para as telas, num futuro próximo, a edição completa dos depoimentos que colheu sobre o teatro, a trajetória dos pioneiros da dança, da música, das artes visuais, da literatura, audiovisual e o que mais conseguir encontrar dentro de sua pesquisa.
Para a exibição do dia 13 de dezembro a entrada é franca. Necessário agendamento pelo whatsapp (61)99974-8585 ou pelo direct do instagram @gustavo.suna .
SERVIÇO
Pioneiros do Teatro de Ipatinga
2024, Brasil, 30’ – Direção: Gustavo Suna
Dia 13 de dezembro 2024 – às 19h30
Mi Casa Su Teatro – Cidade Nobre
Entrada Franca, mediante agendamento pelo telefone (61) 99974-8585 ou pelo direct do instagram @gustavo.suna