quarta-feira, novembro 27, 2024
spot_img
InícioCidadesMega evento de influencers com recursos da educação gera avalanche de críticas...

Mega evento de influencers com recursos da educação gera avalanche de críticas em Ipatinga

Prefeito sente o golpe e faz pronunciamento contra SindUTE

IPATINGA – A vereadora Cida Lima (PT) fez um pronunciamento nesta quinta-feira (15) em suas redes sociais tecendo duras críticas ao governo municipal pela realização do evento “Transformando o Futuro”, nesta sexta-feira (16), no Ipatingão, que vai contar com a participação dos influencers digitais Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa (a ex-BBB), Camila de Lucas e Jon Vlogs. As denúncias da vereadora engrossam o coro de críticas que vem sendo feitas nas redes sociais pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE), que convocou greve para esta sexta-feira, e outros segmentos, sobre a má aplicação dos recursos públicos.

SEM LICITAÇÃO

Cida Lima destacou que os trabalhadores em educação em Ipatinga estão mobilizados, em luta, reivindicando seus direitos por várias questões colocadas e inúmeros problemas que vem enfrentando. “A Secretaria Municipal de Educação contratou uma empresa por meio dos convênios 19/2022 e 52/2023 para realizar eventos em Ipatinga que estimulam o empreendedorismo. Esta contratação foi feita sem licitação e com recursos da educação. Por este motivo e por não haver transparência nesta informação, que não foi publicizada como deveria ser, oficializamos a PMI através do Ofício 94/2023 e também apresentamos requerimento solicitando a documentação relativa a esta contratação”, disse ela.

A vereadora lembrou que “no ano passado foi assim, com show de humorista, enquanto não foi pago o reajuste estipulado pelo MEC nem foi feito o rateio dos recursos da educação”.

“PRIORIDADE”

Ela destacou que o problema não é a mera realização do evento, mas as prioridades escolhidas pelo governo, porque a educação de Ipatinga está sem o mínimo necessário. “Faltam profissionais em várias escolas, faltam professores, faltam assistentes da educação em algumas escolas, as bibliotecas estão sendo utilizada como salas de aula e o trabalho das bibliotecárias fica prejudicado. Não está sendo pago o Piso dos trabalhadores da educação, o reajuste de 14,95% estipulado pelo MEC, há muitos equipamentos com defeito. Enfim, existem inúmeros problemas, como as condições de trabalho dos servidores da educação, que estão péssimas”, elenca a vereadora.

Cida Lima questionou as prioridades do governo municipal. “Diante de tantas demandas, da falta do essencial, um gasto com um mega evento é de fato prioridade ou será que o Executivo está preferindo fazer propaganda, mostrando ‘algo novo’, mirabolante que na realidade das escolas não existe?”

ASSÉDIO NAS ESCOLAS

Ela reiterou ainda as denúncias que vem sendo feitas contra a coação de professores nas escolas municipais para participarem do evento desta sexta-feira. “Para piorar a situação há trabalhadores que estão sendo intimidados pelo governo para comparecer ao evento. Querem que os educadores assistam ao dinheiro que deveria ser investido em valorização da educação profissional, na qualidade da educação, ir embora só para o prefeito ficar bem na fita”.

RECURSOS DO FUNDEB

A utilização indevida dos recursos do Fundeb foi outro ponto questionado pela vereadora. “Como se não bastasse, foram utilizados recursos do Fundo do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que é para valorizar os profissionais da educação, para pagamento de empresa que patrocina este evento. Não é certo que empresa que objetiva lucra receba como se fosse uma instituição de educação, que é o que está sendo feito pelo governo municipal, que paga entidade como se fosse uma creche conveniada do município. Fala-se muito em escola do futuro, com tecnologia, mas como falar em escola do futuro, se falta até mesmo o que se tinha no passado? É esta educação que queremos para nossos filhos e filhas?”, questionou.

Cida Lima defendeu que as políticas públicas da educação sejam de fato ofertadas no município com a qualidade necessária.

OUTRO LADO

O prefeito de Ipatinga Gustavo Nunes (PL), parece ter sentido o peso das críticas. Em pronunciamento nas redes sociais ele disse que o evento é 100% custeado pelo SEBRAE, que as denúncias feitas pelo SindUTE são mentiras e que de agora em diante todas as reuniões com o Sindicato serão transmitidas ao vivo. Ele negou ainda que existam pressões nas escolas contra professores e diretores e exortou os pais de alunos a visitarem as escolas para checarem a informação.

Ainda conforme Gustavo Nunes, o SindUTE faz parte do conselho que fiscaliza os recursos do Fundeb e tenta atribuir ao Sindicato a responsabilidade pela eventual utilização dos recursos. “Será que o Sindute aprovou o uso do valores do Fundeb para um evento do Sebrae?”, ironiza.

O EVENTO

A Prefeitura de Ipatinga promove nesta sexta-feira (16) o “Transformando o Futuro”, considerado pela Prefeitura o maior evento de educação empreendedora de Minas Gerais, que acontecerá no Ipatingão. Na parte da manhã, a programação será de 8h às 10h e à tarde, de 14h às 16h.

O “Transformando o Futuro” vai contar com a participação de Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, Camila de Lucas e Jon Vlogs, que compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre Empreendedorismo e inovação. Segundo a Prefeitura, os convidados são personalidades influentes nas áreas de empreendedorismo digital e mídias sociais e irão inspirar mais de 14 mil alunos que são esperados no evento.

SERVIÇO

Data: 16/06

Horário: 8h às 10h – 14h às 16h

Horário de abertura: 7h45

Local: Ipatingão

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments