Cidades

Médico reumatologista atende no Timotinho

TIMÓTEO – A Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo iniciou no dia 27 de julho deste ano o atendimento na especialidade de reumatologia no Centro de Especialidades do Timotinho. Um levantamento feito pela secretaria, apontou que havia uma demanda reprimida de aproximadamente 200 usuários na fila de espera.

O secretário de Saúde, Ricardo Martins, disse que os pacientes precisavam ser encaminhados para tratamento nas clínicas conveniadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos município de Belo Horizonte e Ipatinga. “Estes encaminhamentos resultavam numa série de transtornos, desde gastos com transporte, alimentação e hospedagem dos pacientes, quanto com o desgaste físico dessas pessoas que muitas vezes ficavam meses nas filas de espera e além de enfrentar longas viagens”.

De acordo com o reumatologista Rafael Gramigna, “os casos mais graves como pacientes com lúpus, artrite reumatóide, osteoartrite, fibromialgia, estão sendo priorizados, pois essas doenças trazem como consequência dor, incapacidade funcional e problemas psicológicos e sociais que podem levar a uma restrição importante das atividades rotineiras e sua participação ativa na família, comunidade e sociedade”. Além do tratamento medicamentoso, o reumatologista destaca ainda outras opções terapêuticas como alimentação específica e balanceada, psicoterapia, fisioterapia e hidroterapia como complementação do tratamento, sendo a cirurgia indicada em alguns casos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com