Cultura

Matheus Barbosa mostra seu novo CD no teatro Zélia Olguin

IPATINGA – O jovem instrumentista Matheus Barbosa volta a Ipatinga para mais uma apresentação do seu novo CD, que contou com participações pra lá de especiais na gravação. O teatro Zélia Olguin será o palco do encerramento da turnê de lançamento do CD. No dia 20 de março, a partir das 20h, Matheus será acompanhado por Marcus Abjaud nos teclados, Rodrigo Leles na bateria, Dinho Valeriano no contrabaixo, além da participação especial de Anderson Nazareth e Luana Fernandes.

Dono de um talento nato, Matheus lançou seu primeiro CD, “Naturalmente”, aos 16 anos. Neste trabalho dividiu temas e solos com os grandes ícones da música instrumental como o baixista Enéias Xavier, o baterista Esdras Nenem, o saxofonista Cleber Alves, o pianista Írio Jr., dentre outros.

RECONHECIMENTO
Com este trabalho ganhou reconhecimento na cena musical mineira. De acordo com André “Limão” Queiroz , professor titular de percussão da Escola de Música da UFMG, instrumentista e compositor, “Mateus Barbosa é o mais recente presente que o nosso patrimônio coletivo, nossa música, recebe de braços abertos. Seu talento e sua desenvoltura com a guitarra vem subir o nível dos grupos que ele toca, além da sintonia musical que parece já vir de outras épocas. Ao seu talento, performance, empenho e sua pessoa os nossos agradecimentos”, destaca André Queiroz.

MÚSICA MINEIRA
Já o violonista e compositor Juarez Moreira destaca que “sempre acreditou na música que se faz em Minas, tanto que aqui permaneci e isso foi em uma época na qual a maioria dos músicos ia para São Paulo ou Rio de Janeiro. “Talvez eu esperasse pelo momento de efervescência musical que vivemos agora com vários talentos aparecendo na cena musical. Matheus Barbosa é um deles. Muito jovem com uma facilidade estupenda e habilidades mil”. De acordo com Juarez, “Matheus chega seguindo a tradição da terra que produziu um Toninho Horta. “Me sinto orgulhoso de poder escrever algumas linhas, recomendar e apostar na sua musicalidade ”.

Matheus recebeu o Prêmio BDMG Jovem Instrumentista (2007), com bolsa de estudos com um dos expoentes do violão e guitarra mineira, Celso Moreira; o Prêmio de Composição e Arranjo BDMG Instrumental (2010) e o Primeiro Prêmio Novos Talentos do Jazz – Savassi Festival.

ENTRADA FRANCA

O projeto utiliza recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com apoio do Instituto Cenibra e patrocínio da Cenibra. A realização é de Matheus Barbosa e Ministério da Cultura. Para a apresentação do dia 20 de março, no teatro Zélia Olguin/Cariru, a exemplo de todas as outras, a entrada é franca, mediante retirada de ingressos na bilheteria do Centro Cultural Usiminas ( Shopping do Vale).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com