segunda-feira, novembro 25, 2024
spot_img
InícioCulturaMary del Piore lança “À procura deles” sobre negros que fizeram história

Mary del Piore lança “À procura deles” sobre negros que fizeram história

Obra faz um recorte histórico do período da escravidão até o início do século XX

“À   procura   deles”, de autoria da grande e consagrada historiadora Mary del Priore e publicado pela editora Benvirá, traz   à   tona   personagens   importantes   para   a   história brasileira   que   caíram   no   esquecimento: os negros e mestiços que alcançaram papéis de destaque, mesmo nos tempos mais difíceis do Brasil Colônia e Primeira República.

Mary del Priore fez uma pesquisa detalhada nos registros históricos do País e escolheu personagens negros que, ao romperem a barreira do preconceito, mudaram os rumos de suas próprias vidas e foram protagonistas na sociedade da época.

São magistrados, médicos, jornalistas, engenheiros e um presidente da República, Nilo Peçanha, que assumiu o cargo no início do século XX. A obra não aborda a perspectiva da escravidão, mas, de maneira alguma ignora a história de quem sofreu e ainda sofre com as graves consequências do período. O livro busca apresentar homens e mulheres que inspiraram – e que ainda podem inspirar – gerações de brasileiros.

Entre os personagens e heróis retratados estão: Chica da Silva (escrava alforriada que fez parte da corte da época); Nilo Peçanha (o primeiro presidente negro do Brasil); Henrique Dias (militar herói da Batalha de Guararapes); Francisco Paulo de Almeida (barão e empresário durante o Segundo Reinado); Luiz Gama (jornalista e advogado autodidata); Eduardo Ribeiro (primeiro governador negro do Amazonas); Juliano Moreira (fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil).

Mary del Priore nos presenteia com uma oportunidade ímpar de reconhecer essas personalidades e sua participação no desenrolar da história do Brasil.

A EDITORA

A Benvirá é a editora de livros de negócios e não-ficção da Saraiva Educação. Sua história começou em 2008, quando a Saraiva adquiriu a editora Siciliano e incorporou à sua operação o selo ARX, de ficção e não ficção. Dois anos depois, ARX virou Benvirá, e o novo selo se reposicionou no mercado com um catálogo único e mais literário. Aos poucos, a Benvirá foi mudando seu perfil e diversificando o catálogo, passando a publicar biografias musicais – como Eu sou Ozzy, de Ozzy Osbourne, e O barulho na minha cabeça te incomoda?, de Steven Tyler –, livros baseados em games – como Uncharted, Resident Evil e Elder Scrolls – e séries juvenis – Terra de Histórias, Wereworld e Furnace. Em 2014, consolidou-se como uma das principais editoras do segmento de ficção e não ficção, lançando títulos como Ansiedade, Pais inteligentes formam sucessores, não herdeiros e Felicidade Roubada, todos de Augusto Cury; Um sorriso ou dois, de Frederico Elboni; e Minha estrada, biografia do cantor Daniel, que entraram na lista dos mais vendidos da revista VEJA. A partir de 2015, a editora ampliou suas linhas editoriais e começou a publicar livros de negócios nas áreas de carreira e gestão, finanças, empreendedorismo e inovação, biografia empresarial e desenvolvimento profissional, contando com autores de peso como Samy Dana, Shawn Achor e Reinaldo Polito.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments