Cidades

Márcio Cunha realiza Simpósio de Fisioterapia sobre paciente crítico

IPATINGA – Fisioterapeutas, universitários e profissionais de outras disciplinas da área da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos, estarão presentes no primeiro Simpósio de Fisioterapia do Hospital Márcio Cunha.

Com o tema “Estratégias Fisioterapêuticas no Paciente Crítico”, o evento acontecerá no dia 04 de outubro, das 8h às 18h, no Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga, MG. As vagas são limitadas. Para se inscrever, os interessados podem entrar em contato diretamente com o Núcleo de Excelência em Fisioterapia Hospitalar (Nefih), responsável pela realização do evento, pelo email eventos@nefih.com.br ou pelos telefones (31) 3829-9637 e 8785-3517.

TEMAS

O evento terá a presença de fisioterapeutas com larga experiência e trabalhos relevantes em hospitais e instituições de referência no país e no exterior. As palestras abordarão temas como Mobilização precoce nos pacientes nas UTIs Neonatal e Adulto; a atuação do fisioterapeuta nos cuidados paliativos; Estratégias ventilatórias em paciente com doença neuromuscular, como a Esclerose Lateral Amiotrófica; Ventilação Não-invasiva e Tecnologias a serviço da Fisioterapia.

HOSPITAL

A fisioterapia hospitalar é hoje responsável por processos fundamentais em hospitais de alta complexidade, como ventilação mecânica invasiva e não-invasiva. “Não perdendo o foco da profissão, a fisioterapia hospitalar tem a responsabilidade de promover a mobilização precoce do paciente de alto risco. Por isso, desde a sua criação, o Nefih tem em sua missão investir na educação continuada, fomentando o estudo e a aplicação de condutas baseadas em evidência científica.

O simpósio em fisioterapia hospitalar é a realização de um sonho e tem como objetivo promover a troca de informações com hospitais e profissionais de referência, além de estimular acadêmicos para despertar o interesse específico nessa área”, explica o coordenador do Nefih, Roberto Martins de Andrade.

MELHORIA

O papel inovador do fisioterapeuta junto aos demais membros da equipe multidisciplinar que atua nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Márcio Cunha é notável para a aplicação de técnicas que contribuem para a melhora acelerada e a consequente desospitalização do paciente.

De 2008 para 2014, o número de fisioterapeutas na instituição saltou de 4 para 41. “Sem dúvidas, o trabalho de parceria com a Fisioterapia possibilitou ao Márcio Cunha padronizar processos importantes para a segurança assistencial dentro do hospital, diminuindo riscos aos pacientes”, pontua o superintendente do Hospital Márcio Cunha, Mauro Oscar Souza Lima.

SERVIÇO
Simpósio de Fisioterapia do Hospital Márcio Cunha
Quando: 04 de outubro – das 8h às 18h
Onde: Teatro Zélia Olguin – Ipatinga, MG
Inscrições: eventos@nefih.com.br ou (31) 3829-9637 e 8785-3517
Vagas limitadas

Curso do Unileste começa projeto de apoio às gestantes em Timóteo
Fabriciano
– O curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) promove, a partir desta quinta-feira (18), ações de extensão na Unidade Básica de Saúde Novo Tempo, em Timóteo. As intervenções ocorrerão em encontros semanais às terças e quintas das 8h às 10h, na sede da UBS. O projeto de apoio às gestantes integra as atividades acadêmicas da disciplina Fisioterapia na Saúde Coletiva, sob a coordenação do professor Cristian de Souza Freitas.

De acordo com o professor, serão disponibilizadas informações sobre as alterações fisiológicas durante a fase gestacional, os cuidados com o bebê e a atuação da Fisioterapia neste processo. Linda O’Connor e Rebecca G. Stephenson, autoras do livro Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia, descrevem a gravidez como uma condição especial de saúde que traz diversas modificações e adaptações no organismo materno, as quais são necessárias para o estabelecimento e progressão do ciclo gravídico-puerperal, cita o professor Cristian.

Para o professor e fisioterapeuta Cristian de Souza Freitas, a expectativa é que as intervenções proporcionem a melhora da qualidade de vida das gestantes e dos bebês a partir de orientações em grupo. “Serão realizados encontros semanais com as gestantes, orientando sobre alguns cuidados relevantes neste período”.

O projeto será desenvolvido pelas universitárias Laís Batista, Lethicia Regianne, Suelem Costa e Thaís Braga, considerando a importância das atividades fisioterapêuticas durante o período gestacional e os benefícios que estas proporcionam na qualidade de vida da mãe e do bebê no pré e pós-parto.

SERVIÇO
A partir 18 de setembro
Projeto de apoio às gestantes
Local: Unidade Básica de Saúde Novo Tempo, em Timóteo.
Horário: das 8h às 10h

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com