Esportes

Maratonista inicia 2ª edição da campanha contra o câncer de pele

Marilelia Rocha dá 55 voltas no Parque Ipanema em homenagem aos 55 anos de Ipatinga

IPATINGA – A ultramaratonista Marilelia Rocha Ezequiel terá uma agenda extensa no ano de 2019 percorrendo cidades e promovendo ações em sua campanha contra o câncer de pele à partir do próximo mês. Desde janeiro, a atleta vem participando apenas de provas mais curtas onde também realiza um contato com outros atletas reforçando o uso do filtro solar, viseiras, bonés e roupas com proteção UV além de ressaltar a importância da hidratação durante atividades físicas. “O período do verão (férias) e o Carnaval este ano não coincidiram com algumas ações já agendadas, por isso preferi aguardar a volta do calendário escolar para então iniciar mais um ano do projeto”, explica Mari. “Além do período das chuvas que de certa forma iriam prejudicar a logística e deslocamento”, acrescentou.

AGENDA

Neste ano ela já correu onze eventos com distâncias e cidades variadas. A primeira participação, em janeiro, foi um treinão no aniversário de Sobrália, reunindo amigos para um Trail Run em homenagem à amiga Luciana Marçal. No mesmo mês percorreu 10 km pelas ruas da cidade de Governador Valadares para celebrar  81 anos da cidade, evento que reuniu mais de 1.300 atletas. Marilelia obteve um resultado expressivo, ficando em 4° lugar na categoria dentre várias corredoras com bom nível técnico. Em fevereiro Mari não caiu na folia. Correu a prova alusiva ao “Circuito Viva”, com percurso dentro do Parque Ipanema, organizado pela igreja Batista Shalom. Em seguida visitou a capital mineira para participar do evento da Boníssima, somando 10km do percurso e ficando em 7° lugar em sua categoria. Um dia antes da prova, a atleta fez uma trilha de 21 km Trail Run, subindo o Pico BH e Serra do Curral. No fim de semana seguinte participou da corrida do CONSEP na cidade de Ipaba ficando em 16° geral feminino e 1° lugar na categoria prova rápida que não é sua especialidade, mas foi lá conferir o percurso e ficar próxima aos amigos.

CORREDORAS

Mari Ultra integra oficialmente o grupo “Eu Sou Corredora”, coordenado por Luciana Marçal, que envolve cerca de 50 mulheres que correm por prazer, por amor e trazem consigo muitas histórias de superação. As corredoras se reúnem a cada dois meses para um lanche e realizam um treino de confraternização. Nesta ocasião foram arrecadados calçados e roupas que foram doados para a Casa da Esperança. Em março, quando que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a aleta participou de um evento no clube Ipaminas com várias atividade físicas e homenagens às mulheres. Um evento inédito promovido em Timóteo levou a atleta à mais uma competição: a Corrida Eliminatória Fábio Lima, onde subiu no primeiro lugar do pódio geral feminino. Recentemente, aconteceu em Valadares a Corrida e Caminhada Para Viver Bem, promovida pelo Governo Federal em parceria com empresários. Este evento é realizado em várias etapas em todo Brasil. Correndo 10km, Mari subiu no pódio em 2° lugar geral feminino.

Finalizando as duas últimas participações da atleta foram a Corrida Isaac Custódio, em Coronel Fabriciano, ficando em 5° geral feminino e 1° na categoria distância 5 km. Neste fim de semana, em comemoração aos 50 anos do Unileste, a maratonista correu 5km pelas ruas do bairro Cariru em Ipatinga chegando em 7° lugar geral feminino durante a Corrida da Engenharia e Arquitetura.

ULTRMARATONAS

Agora, Mari enfim se despede das corridas e circuitos de velocidade para se dedicar ao projeto de ultramaratonas, percorrendo distâncias acima de 60km a atleta já se sente mais focada nos desafios que este ano incorporam um calendário extenso.

Serão realizadas ultramaratonas de uma cidade a outra, um percurso inédito de 8 dias no Circuito Mata Atlântica totalizando 230 km com passagem por 13 municípios que pertencem ao circuito, além de eventos “indoor” realizados em esteira promovendo a campanha contra o câncer de pele em feiras, exposições e shoppings.

No mês de abril Mari Ultra se prepara para correr pelas causas indígenas novamente – no ano passado ela correu da cidade do Naque até Felicina, chegando na aldeia indígena Pataxó –, fazendo um percurso de 42km. Este ano ela pretende chegar na aldeia indígena Pataxó em Carmésia, saindo de Açucena. Mari também comemora mais um aniversário da cidade de Ipatinga completando este ano 55 voltas o que representa os 55 anos de emancipação da cidade. Em 2018, a ultramaratonista percorreu 54 voltas no Parque Ipanema pelos 54 anos do município somando 94.5km.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com