Cidades

Mamografias agendadas o ano todo em Ipatinga

IPATINGA – A estratégia de rastreamento do câncer de mama para mulheres de 40 a 69 anos pode ser programada durante todo o ano em Ipatinga. No Outubro Rosa, as 21 Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga estão com atividades e horários especiais de funcionamento para atender o público feminino, com agendamento de exames preventivos (mamografia e de colo de útero), palestras educativas e outros cuidados com o corpo, a saúde e a autoestima da mulher.

MUTIRÃO

Este ano, o mutirão de mamografia foi realizado em parceria com o Hospital Márcio Cunha, credenciado pela Prefeitura de Ipatinga para a prestação do serviço. Em apenas 15 dias, foram feitos 2,5 mil agendamentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para usuárias de Ipatinga. Estes pedidos serão atendidos até o dia 31 deste mês. O objetivo da ação foi ampliar os serviços de atenção à saúde da mulher.

As mulheres que não conseguiram agendar a mamografia na cota ampliada devem procurar a unidade de saúde de sua referência. É necessário apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Elas serão acolhidas pelos enfermeiros e médicos da rede municipal de Atenção Básica, que irão avaliar a saúde como um todo, e fazer o encaminhamento para o exame conforme a necessidade.

“O Outubro Rosa é um momento para lembrar a importância de se cuidar da saúde. Mas em Ipatinga, o trabalho de prevenção de doenças e orientação e promoção da saúde como um todo faz parte da rotina. Basta que a mulher procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para ter acesso aos serviços ofertados gratuitamente”, explica a enfermeira e referência técnica em Saúde da Mulher, Sirley Rodrigues.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com