Foto: Assembleia da comunidade escolar na E.E João XXIII
IPATINGA – A militarização das escolas estaduais foi rejeitada nesta quinta-feira (10/07) por outras cinco instituições onde foram realizadas assembleias extraordinárias para Manifestação de Interesse em adesão do Programa. A militarização já havia sido rechaçada na quarta-feira pela comunidade escolar da E.E João XXIII, E.E Canuta Rosa, ambas em Ipatinga, e E.E Herbet Betinho de Souza, no Paraíso.
Em alguns estabelecimentos foram registrados confrontos entre integrantes da comunidade e vereadores da extrema direita, que tentaram interferir no processo de decisão defendendo o modelo militarista.

As assembleias desta sexta-feira foram feitas em 5 escolas que o governo tentou privatizar através do Projeto Mãos Dadas, transferindo-as para Organizações da Sociedade Civil. O Mãos Dadas fracassou e desta feita, o governo tenta torpedear a gestão democrática com o programa cívico-militar.
As cinco escolas selecionadas e que recusaram a militarização são as seguintes: E.E Dom Helvécio, E.E Almirante Toyoda, E.E Nilza Luzia de Souza Butta, E.E Selim José de Salles e E.E Elza de Oliveira Lage.