Cidades

Mães pedem reabertura de creches em protesto

Várias mães levaram seus filhos ao 3° andar da Prefeitura para pedir o retorno do funcionamento das creches

IPATINGA – O colapso financeiro do governo Robson Gomes (PPS) levou não apenas as creches à bancarrota, mas várias mães de família que não têm com quem deixar seus filhos desde que as entidades fecharam as portas por falta de recursos para manter os serviços.
Essa foi a quarta semana em que não há expediente, desde que a categoria deflagrou greve no dia 2 de agosto. Com isso, as mães que trabalham fora têm se desdobrado para conseguir companhia para deixar os filhos em casa. As mulheres se concentraram no 3° andar da Prefeitura – que abriga a Secretaria Municipal de Educação.
A diarista Ana Paula Monteira é uma dessas mães que têm contado com a solidariedade de amigos e familiares para que suas filhas não fiquem sozinhas, depois que a creche Criança Feliz, localizada no Centro, fechou as portas.
“Não consigo trabalhar todos os dias da semana. Tenho que pagar aluguel e ajudar nas despesas, pois meu marido ganha pouco. Pedimos providências, já tem dois meses que minha renda diminuiu em função da paralisação das entidades”, contou.
A operadora de caixa Lilian Cristina Maximiliano mora no bairro Limoeiro, mas trabalha no Cariru. A filha dela é assistida pela Creche do bairro Bela Vista. Como não tem com quem deixar a criança de dois anos, optou por pagar alguém para olhá-la.
“Estou pagando para trabalhar, já que não posso perder meu emprego. A creche é um direito da criança. Tem que parar de roubar e deixar que sobre dinheiro para aquilo que é necessário, como a educação”, declarou.
A professora Maria Aparecida Teotônio, moradora do Alto Boa Vista, no bairro Canaã, também participou do protesto. Ela tem uma filha de dois anos que é atendida pela creche Mãe Querida, situada na rua Jó, também no bairro Canaã.
“Saí do trabalho mais cedo para cumprir com o compromisso com as demais mães, que, como eu, gostam do serviço prestado por essas instituições. Minha filha já sabe que a banana tem vitamina B. Não ensinei isso a ela, foi a professora da creche”, comentou.

PAGAMENTO
A expectativa era de que as parcelas atrasadas fossem quitadas na sexta-feira (31). Mas as previsões são de que os atrasos se estendam até dezembro, o que pode comprometer ainda mais a classe.
Maria Aparecida contou que a creche Mãe Querida não suspendeu ainda o atendimento às crianças, pois tem verba em caixa para manter por mais algumas semanas a alimentação dos meninos. “Eles fizeram várias rifas e receberam doações de empresários e de pessoas da comunidade. Só por isso continuam atendendo. Mas uma hora vai acabar. A partir daí não sei o que as demais mães vão fazer. Não ganho mal, mas nem por isso vou tirar minha filha da creche pública para colocá-la numa particular. Ela é muito bem cuidada, melhor até que se estivesse numa instituição privada”, comentou a educadora.

CANCELAMENTO
Um comunicado enviado ao jornal pelo Grupo Espírita Luz dos Pequeninos informa que os secretários de Fazenda e Administração de Ipatinga decretaram o corte de convênios com 19 instituições socioeducativas da cidade. “O que vem colocar em vulnerabilidade social e risco centenas de crianças e adolescentes, bem como suas famílias”, declarou.
A informação foi confirmada ainda por Maria Lúcia Valadão, diretora e fundadora da Casa da Esperança. Tia Lúcia, como é conhecida, relevou que seu convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social foi cancelado, e os pagamentos atrasados vão ser quitados em quatro parcelas até dezembro.
“Fomos convocados à Prefeitura na segunda-feira e soubemos do cancelamento. Disseram que o mesmo que fizeram conosco seria estendido a outras 18 entidades. A nossa situação é diferenciada, porque não podemos fechar o projeto Desafio como um todo, já que temos 66 crianças que são filhos de funcionários. Preciso do trabalho deles e não tem como dispensá-los”, lamentou.


A diarista Ana Paula tem duas filhas que ficavam na creche Criança Feliz, no Centro, mas com a paralisação,
acabou perdendo oportunidade de emprego

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com