Cidades

Mãe denuncia descaso médico no Vital Brazil

Vilma e Maria Helena Marquiole, respectivamente, tia e mãe do garoto      (Crédito: André Almeida)

TIMÓTEO – A mãe de um garoto de cinco anos procurou a reportagem do DIÁRIO POPULAR para denunciar que seu filho teria sido tratado com descaso no Hospital Vital Brazil após ser internado na instituição em janeiro passado.
Segundo Maria Helena Marquiole, o filho, Yan Marques Marquiole, deu entrada no pronto socorro em 16 de janeiro. Um dia antes, ele havia sido atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Olaria e medicado. Sentindo fortes dores na perna, o garoto retornou à UPA no dia seguinte e foi encaminhado ao Vital Brazil. Lá, ele foi levado para a pediatria, onde, segundo a mãe, foi internado e começaram os problemas.

DESCASO
Maria Helena contou que o filho teria sido tratado com descaso por parte da equipe médica do Vital Brazil, onde se inclui o pediatra que atendeu o garoto. “Eu chamava os médicos, enfermeiros, mas ninguém fazia nada pelo meu filho”, contou a mãe, que também falou: “Ele (o médico) estava atendendo apenas gente de convênio”.

A situação de Yan se agravou e o garoto teve uma parada cardiorrespiratória no dia 18 de janeiro. No final da noite do dia 18, o menino, já em estado de estado grave, foi levado para o Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, devido à necessidade de interná-lo em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, que o hospital de Timóteo não possui. No entanto, o garoto não resistiu e faleceu pouco depois de chegar ao HMC, a 1:10 da madrugada, devido a um quadro de infecção generalizada.

JUSTIÇA

Maria Helena contou que se prepara para entrar com uma ação judicial contra o Hospital Vital Brazil, tendo inclusive já procurado um advogado para cuidar do caso.

A tia de Yan, Vilma de Sá Marquiole, confirma que o sobrinho foi tratado com descaso: “Ele morreu por descuido médico”, afirmou. Segundo ela, o processo será uma forma de evitar que a história se repita com outras pessoas. “A gente está buscando a justiça para que o hospital tenha melhoria e os médicos venham dar atenção não só para quem é conveniado, mas para todos aqueles que estão internados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).”

Procurado para se pronunciar sobre o caso, o Hospital Vital Brazil respondeu, por meio de sua assessoria de imprensa, que toda a assistência à criança foi dada desde o primeiro momento em que a mesma foi internada. Alega também que devido à evolução rápida para um quadro grave logo no primeiro dia de internação, o Hospital solicitou vaga para UTI pediátrica via regulação, que saiu para o Márcio Cunha, no dia seguinte. Sobre a morte do garoto, o Vital Brazil afirmou lamentar o óbito e se colocou à disposição dos familiares de Yan.


Yan morreu devido a uma infecção generalizada

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com