Cultura

Luiz Carlos Miranda lança autobiografia hoje

IPATINGA – O presidente da Força Sindical em Minas Gerais e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa) ex-deputado estadual, Luiz Carlos Miranda, lança hoje (3), às 19:30h, no Ipaminas, a autobiografia “Tempos de Luta”.

O livro resgata a trajetória do sindicalista e político regional desde a infância, na década de 60, em Engenheiro Caldas e Governador Valadares, passando pela militância política e sindical em Ipatinga, até os dias atuais. Pelas páginas desfilam inúmeros personagens da história nacional que marcaram época no início dos anos 80 e 90, com os quais Luiz Carlos Miranda teve contato, como é o caso do engenheiro e siderurgista Rinaldo Campos Soares, do ex-ministro Antônio Rogério Magri, o ex-presidente Fernando Collor de Mello e outras personalidades que tiveram papel decisivo no processo de privatização no País.

Metalúrgico, advogado e dirigente sindical há mais de três décadas, funcionário da Usiminas há 40 anos. Por seis mandatos, Luiz Carlos presidiu o Sindicato dos metalúrgicos de Ipatinga – “um período no qual a categoria obteve algumas das maiores conquistas de sua história”, ressalta.

Com papel fundamental para participação dos trabalhadores na privatização da maior siderúrgica de Minas gerais – e primeira empresa do Brasil a ser privatizada durante a abertura econômica do País -, Luiz Carlos dedicou a maior parte de sua trajetória de luta às melhores condições de vida do trabalhador, tendo participado ativamente dos principais acontecimentos do movimento sindical brasileiro e, consequentemente, de alguns dos fatos mais importantes da história da República nas décadas de 80 e 90. Entre estes fatos históricos, destacam-se a fundação de várias centrais sindicais, como a CGT e Força Sindical, o Movimento pelas Diretas Já, a abertura econômica e os primeiros processos de privatização, entre outros eventos relevantes.

Em 2013, Luiz Carlos foi conduzido por outros dirigentes sindicais à Presidência da Força Sindical em Minas, que representa hoje mais de 3 milhões de trabalhadores de todas as categorias. Coordenou a fundação do partido Solidariedade, em Minas, pelo qual é candidato a deputado estadual nas próximas eleições.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com