Cidades

Luiz Carlos Miranda anuncia que não disputará eleição do Sindipa

IPATINGA – O sindicalista Luiz Carlos Miranda anunciou nesta quarta-feira (19) que não será o candidato da situação nas eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa). Ele pretende cumprir seu mandato, que vence em julho deste ano, e se afastar de forma parcial das atividades de diretoria da entidade.

Segundo Miranda, a sua saída do cargo que ocupa há mais de duas décadas é motivada por projetos pessoais que ele pretende realizar no próximo ano. Entre eles, está uma possível candidatura à presidência da Força Sindical em Minas Gerais, cujo pleito deverá ser realizado em meados do próximo ano. “Vou trabalhar pra isso”, afirmou.

Luiz foi um dos fundadores do Sindipa e desde 1985 preside a entidade de forma quase ininterrupta – se afastou apenas entre os anos de 1995 e 2001. Atualmente exerce seu sexto mandato à frente da instituição.

O sindicalista afirmou ter cumprido sua missão como gestor do Sindipa. “Eu enfrentei oito presidentes da Usiminas, enfrentei privatização, vários momentos de crise e tivemos competência e humildade para resolver todas essas questões até o presente momento”, avaliou.

Luiz também disse que pretende continuar na vida política. Atualmente, ele é suplente de deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e chegou o ocupar vaga na Assembleia Legislativa do Estado até maio deste ano.

ELEIÇÃO NO SINDIPA

Mesmo afirmando que não irá disputar as eleições no Sindipa, Luiz Carlos terá participação no processo de escolha da nova equipe de dirigentes da entidade, que acontece em janeiro de 2013. Ontem, ele apresentou o nome do metalúrgico Francisco Cirilo como o cabeça da chapa situacionista. Cirilo trabalha há 20 anos como funcionário da Usiminas Mecânica e atua como diretor do Departamento Cultural do sindicato há quase uma década.

O pleito do Sindipa encontra-se em processo de pedido de impugnações de candidaturas, que vai até amanhã (21). A chapa apoiada por Luiz Carlos disputará contra o grupo encabeçado por Hélio Madaleno, também funcionário da Usimec e que conta com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo (Metasita).

O pleito do Sindipa está marcado para os dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2013 e a campanha já começou com a distribuição de panfletos e jornais nas portarias da Usiminas, atribuídos à chapa de oposição.

CENÁRIO
Luiz aproveitou o anúncio de sua saída para fazer um balanço do atual quadro da siderurgia na economia brasileira, a que classificou como “crítico”. Ele chamou atenção para as mais de quatro mil demissões que aconteceram na Usiminas ao longo deste ano, e disse que este é um momento de apreensão.

Sobre este assunto, o atual presidente do Sindipa defendeu que o sindicato levou sua preocupação à direção da siderúrgica, ao Governo de Estado e até à Organização Internacional do Trabalho (OIT), mas que não pode fazer mais, pois a entidade não tem o poder de proibir demissões. Miranda pediu um novo direcionamento a partir de 2013 e afirmou que os políticos devem ser cobrados a fim de evitar mais demissões.

ACORDO
Outro assunto tocado por Luiz nesta quarta foi o do acordo salarial que a entidade obteve junto à Usiminas para os empregados da companhia na última terça-feira (18).

A contraproposta aceita em assembleia ofereceu correção salarial de 5,99%, abono salarial de R$ 1.550, diferenças do reajuste (13º + mês de novembro) pagas junto com o salário de dezembro, manutenção do retorno de férias e manutenção das conquistas anteriores.

Segundo o presidente, esses valores, multiplicados pela quantidade de funcionários beneficiados, injetará na economia regional um montante de R$ 20 milhões ainda este ano.

 

1º de Maio confirmado para 2013
Ipatinga
– Como última grande realização de seu mandato como presidente do Sindipa, Miranda adiantou que já está trabalhando para a organização do tradicional 1º de Maio na cidade. O evento é voltado para os trabalhadores e organizado por várias centrais sindicais de todo o país. Para a próxima edição, Luiz contou que duas grandes atrações estão confirmadas para a festa: o padre Reginaldo Manzotti e a dupla Humberto e Ronaldo. Prêmios também serão sorteados entre os participantes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com