terça-feira, outubro 21, 2025
spot_img
InícioCulturaLos Películas exibe “Dias Perfeitos” nesta terça-feira

Los Películas exibe “Dias Perfeitos” nesta terça-feira

IPATINGA – O longa-metragem ‘Dias perfeitos’, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024, chega ao Vale do Aço nesta terça-feira (21) com a reflexão sobre a capacidade das pessoas de verem a beleza no cotidiano. A sessão gratuita é uma promoção do Los Películas Cineclube, a partir das 19h30, no bar O Beco, no bairro Horto, em Ipatinga. A exibição do filme pelo Cineclube sempre vem seguida do bate-papo sobre a obra.

BELEZA DAS COISAS

“Dias Perfeitos é um filme de rara delicadeza, que transforma o cotidiano em poesia”. Essas são as impressões da vice-presidente do Los Películas, Camila Mendonça, para definir o longa.

A história acompanha a rotina simples de Hirayama, um homem de meia-idade, que trabalha limpando banheiros em Tóquio, revelando a beleza escondida nos gestos mais comuns, como o nascer do sol, uma árvore, uma música, o silêncio. “Cada cena é uma contemplação do tempo, da presença e da dignidade que há em existir sem pressa. É um filme que ensina a ver o extraordinário no ordinário, com a suavidade de quem encontra sentido nas pequenas coisas”, descreve Camila.

ENCONTROS

O longa narra a vida do protagonista através da música que ouve, dos livros que lê e das fotos que tira das árvores, uma vez que são suas três paixões. À medida que a vida de Hirayama avança, encontros inesperados começam a surgir revelando um passado sombrio e não tão metódico do zelador. O longa explora temas como a solidão, fuga e busca de sentido na vida moderna.

O longa é estrelado por Koji Yakusho, que venceu o Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Cannes de 2023, e é conhecido internacionalmente por seus papéis em “Memórias de uma Gueixa” (2005) e “Babel” (2006), além de inúmeros sucessos japoneses.

ARTE DA OBSERVAÇÃO

Camila Mendonça apresenta mais uma análise instigante sobre o filme. Ela detalha que, além da sensibilidade estética, ‘Dias Perfeitos’ reafirma a força do cinema como arte da observação e do detalhe, retomando um olhar humanista e contemplativo que remete aos mestres japoneses como Yasujiro Ozu e Akira Kurosawa. “Dirigido por Wim Wenders, o filme reafirma o lugar do cineasta alemão entre os grandes autores contemporâneos, construindo uma ponte entre o Ocidente e o Oriente, entre o silêncio e o som, entre o gesto e o sentimento. Entre as sombras do passado e a possibilidade do presente”.

Em entrevista, Wim Wenders disse que a princípio a obra seria um documentário sobre os banheiros públicos de Tóquio, sobre os arquitetos e suas criações incríveis. Só que ele percebeu que havia algo de mais importante por trás. Foi aí que nasceu a história, uma ficção, em que ele e o co-roteirista Takuma Takasaki foram inspirados pelo espírito do povo de Tóquio.

A vice-presidente do Los Películas também lembra que ‘Dias Perfeitos’ foi premiado e aclamado em festivais internacionais: “o longa se tornou um marco do cinema mundial recente por resgatar a potência da simplicidade, lembrando que a grandeza de uma obra não está em seus excessos, mas na profundidade com que olha para o humano e sua história”.

SERVIÇO

Los Películas convida a todas e todos para contemplar a beleza de Dias Perfeitos na exibição do filme nesta terça-feira (21/10), às 19h30, no Beco: Rua Jacarandá, 413, Horto – Ipatinga.

Dias Perfeitos

2023, Drama, 123 minutos

Japão/Alemanha

Direção e roteiro: Wim Wenders.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments