Cultura

Livro narra trajetória do rio Doce das montanhas ao mar

(Crédito: Divulgação)

 

IPATINGA – Apaixonados por leitura e meio ambiente se encontraram na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares durante a segunda edição do Sarau Literário de Ipatinga. A realização do evento no Dia Mundial do Meio Ambiente não foi apenas uma coincidência, pois marcou também o lançamento do livro “O Serpenteamento do Rio Doce – Das Alterosas Mineiras ao Atlântico Capixaba – Um olhar ambiental, histórico, geográfico e cultural”, de autoria da educadora e bióloga Dayse de Fátima Rodrigues de Lima.

A segunda edição do Sarau Literário de Ipatinga faz parte das comemorações do cinquentenário do município, e uma agenda com novas apresentações já está confirmada ao longo do ano. O evento contou com declamações de poesias e leituras de prosas, além da boa música de Clayton Andrade e Banda.

O livro conta com um rico acervo fotográfico, que retrata o “movimento da serpente” reproduzido pelo curso d’água. Reúne, também, informações geográficas, históricas e culturais das regiões que integram a bacia hidrográfica da região e, ainda, valoriza o fato de Ipatinga ser a primeira área urbana banhada pelo rio Doce.

ALÉM DAS PRATELEIRAS

O lançamento do livro no Sarau Literário faz parte de uma sequência de apresentações da obra, nos próximos dias, as cidades de Aimorés, Resplendor e Jequeri. “O objetivo é ir além das prateleiras das bibliotecas e livrarias”, declara a escritora.

O foco ambiental do evento na Biblioteca de Ipatinga motivou a participação do técnico em meio ambiente Marcelo Azevedo, 43 anos, morador do Bom Retiro. “Particularmente, não tenho muito costume com a literatura, mas as questões ambientais me atraem. Numa publicação como essa, vejo uma oportunidade de ampliar o gosto pela leitura”, justifica Marcelo, integrante da ONG Bio Ciclo, que atualmente atua na preservação de nascentes na região de Cocais, em Coronel Fabriciano.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Rocha, defende a inclusão de saraus no calendário oficial de eventos do município, a fim de promover a biblioteca como espaço de convivência cultural. “Queremos realizar muitos outros encontros e fazer com que a Biblioteca de Ipatinga se torne, cada vez mais, a casa dos apaixonados pela leitura em nossa cidade”, anuncia.

Os interessados em conhecer o livro “O Serpenteamento do Rio Doce” podem encontrar a obra da escritora Dayse de Fátima Rodrigues de Lima no próprio acervo da Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares. Mais informações pelo telefone (31) 3829-8338 / 8393.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com