Cultura

Livro narra surgimento de Timóteo sob a versão de seus protagonistas

A escritora e historiadora Zaira Carvalho lançou os livros “História de Timóteo” e “Os Mistérios do Amor Humano”

TIMÓTEO – A escritora timotense Zaíra de Carvalho lançou os livros “História de Timóteo”, que reconta a história do município a partir do resgate de documentos históricos, mas, sobretudo, a partir da ótica das pessoas que ajudaram a construir a cidade, e “Os Mistérios do Amor Humano”, documentário sobre a área de saúde de Timóteo. Os lançamentos fizeram parte do evento comemorativo dos 30 anos da Associação de Poetas e Escritores do Município de Timóteo (Apemt). O evento foi realizado na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, com a presença expressiva da comunidade.

“É a história desse povo que ergueu nossa cidade que queremos contar”, destaca Zaíra de Carvalho, acrescentando que o livro “Histórias de Timóteo” também contém pesquisa bibliográfica abrangendo o período de 1835 a 2013. A construção da obra “História de Timóteo” foi iniciada na década de 80, e se pautou, sobretudo, em entrevistas feitas com pioneiros. “Tivemos a oportunidade de dialogar com pessoas notáveis que representavam a história “viva” da cidade”, menciona a escritora, citando o Padre Abdala, o ex-presidente da então Cia. Acesita (hoje Aperam) e Dr. Alderico Rodrigues de Paula, entre outros.

FORMAÇÃO

“Esta é uma obra significativa sobre a formação de nosso município, moldada pela sensibilidade e dedicação de Zaíra de Carvalho, que tem uma grande contribuição cultural e social com a cidade, não só por suas obras literárias e de pesquisa, quando por seu trabalho na área social”, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura, Cecília Siqueira.

O livro “Histórias de Timóteo” aborda também o processo de desbravamento da região, citando a publicação, pelo rei Dom João VI, da carta régia com determinações governamentais visando a colonização no Vale do Rio Doce. “A carta oferecia a posse da terra, isenção ou perdão de dívidas com a Real Fazenda, para que os colonizadores ocupassem a terra e combatessem os índios”, relata Zaíra de Carvalho.

A obra também faz referência ao alferes português Francisco de Paula Silva Santa Maria, que chegou à região em 1821, num lugar denominado Alegre, cultivando terras e abrindo clareiras no meio da mata, próximo ao Ribeirão de Timóteo. “Em 1855, um dos desbravadores era Manoel Arcanjo de Andrade, meu avô por parte de mãe”, lembra a escritora, que aborda no livro os principais acontecimentos que marcaram a história e a cultura de Timóteo, e em especial, relacionados à área de saúde.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com