Cultura

Livro analisa as manifestações populares que tomaram as ruas

TIMÓTEO – O escritor timotense João Rocha Sobrinho lança hoje (19), às 19h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita), no bairro Timirim, o seu segundo livro, “O grito das ruas e o exercício para uma cidadania ativa”. O primeiro livro de João Rocha, “Uma História do Exercício da Cidadania no Brasil”, foi lançado em 2010.

Radicado na Bahia, primeiro em Salvador e mais recentemente em Feira de Santana, João Rocha é um daqueles raros escritores que conseguem “aliar frescor e juventude com paixão e entrega, de tal maneira que só os militantes mais apaixonados conseguem fazer”, como define o sociólogo Paulo Cruz.

O segundo livro de João Rocha trata de uma análise comparativa da força de mudança que os movimentos de rua do mês de junho de 2013 provocaram na população e, sobretudo, nas instituições políticas do Brasil. “É uma leitura imperdível para quem deseja compreender aqueles movimentos, através do olhar de alguém tão familiarizado com aquelas manifestações, como é o caso de João Rocha”, salienta Paulo Cruz.

GRITO DAS RUAS
No livro que será lançado nesta quinta-feira em Timóteo, o escritor analisa como “o grito das ruas” em junho último deixou a direita assustada e a esquerda perplexa ao produzir o “outono/inverno/quente” brasileiro, iniciado com o Movimento Passe Livre, contra o aumento da tarifa dos transportes coletivos em São Paulo, e que depois se tornou uma “pandemia” nacional, entusiasmando a população das capitais e do interior.
João Rocha resgata ainda, sinteticamente, a História da antiparticipação social imposta pelas elites desde o Período Colonial, demonstrando a gênese da exclusão social e da pobreza política no Brasil, e alguns meios para superá-las.

ESTADO E CIDADANIA

Em “O grito das ruas e o exercício para uma cidadania ativa”, o autor debate o papel do Estado e o exercício de uma cidadania ativa. E dialoga com os conceitos de sociedade política e de sociedade civil, segundo as doutrinas liberal e marxista. O escritor enfatiza que o “grito das ruas”, puxado pela juventude, “mesmo de forma difusa, cobrou uma melhor gestão do Estado”.

Em seu segundo livro, João Rocha também avança sobre questões como orçamento participativo, reforma política, reformas tributária e fiscal progressiva e o imposto sobre grandes fortunas. “Somente indo para ‘além-da-democracia-representativa’ e lutando por uma democracia participativa combateremos a exclusão social e a (in) segurança pública vivenciada hoje pela maioria da população. A nossa utopia é conquistar uma sociedade com melhor redistribuição da renda nacional e mais saudável para todos e todas”, reforça o escritor.

HISTÓRIA
João Rocha é historiador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana e co-fundador do Coletivo de Formação Política do PT e da CUT. Ele também realizou monitoria de oficinas sobre Planejamento Estratégico Situacional (PES), Exercício da Cidadania e a gênese da exclusão social e da pobreza política no Brasil, além de ter sido dirigente sindical durante 20 anos e do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Sócio-Econômicas (DIEESE) por dez anos. Natural de Timóteo, atualmente ele é educador da Universidade Popular (Unipop).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com