Cidades

Lideranças apelam ao governador pela reabertura do hospital em BO

BELO ORIENTE – Lideranças políticas de Belo Oriente, Periquito, Açucena, Mesquita, além de deputados estaduais e federais assinarão uma Carta Aberta ao governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), pedindo a reabertura do Hospital Regional Jaques Gonçalves Pereira, erguido em Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente. Esta foi a principal deliberação da audiência pública realizada na segunda-feira no distrito. O Hospital está pronto desde 2015 e ainda não foi colocado em funcionamento pela Secretaria de Estado da Saúde.

Além do prefeito Pietro Chaves, anfitrião do encontro, compareceram os deputados estaduais Celinho do Sinttrocel (PCdoB) e Celise Laviola (PMDB), superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho, e o prefeito de Periquito, Geraldo Godoy, que falou em nome do deputado estadual João Alberto (PMDB) e do presidente da Associação Mineira de Municípios, Antônio Andrade. O suplente de senador Alexandre Silveira (PSD) e a deputada Estadual Rosângela Reis (Pros) foram representados pelos assessores Adriano Oliveira e Elaine Monteiro, respectivamente.

ENTRAVES
Pietro Chaves abriu o encontro explicando cada passo dado pela sua administração para viabilizar as obras de reforma, ampliação e adequação, concluídas no final de 2014. “Fizemos a nossa parte e, desde então, estamos aguardando a reabertura pelo Governo de Minas, que chegou a marcar a data-limite de 1º de janeiro [de2016] para o funcionamento do nosso hospital. Esta audiência foi oportuna para ouvirmos as justificativas públicas do atual governo por isso não ter acontecido”, disse.

Falando em nome do governador e do secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, o superintendente regional de Saúde afirmou que a situação financeira do estado e a mudança na classificação dos hospitais de menor porte impediram o funcionamento da unidade hospitalar. “Não podemos precisar uma data para este hospital funcionar, pois dependemos principalmente das questões econômicas, já que a atual situação é crítica”, informou, para frustração geral.

PÉ NA PORTA
Para o deputado Celinho do Sinttrocel está se consolidando a desconfiança de que “alguém” está trabalhando fortemente contra a reabertura deste hospital. “Estou quase certo de que tem pessoas colocando o pé na porta para este hospital não ser reaberto, porque R$ 1 milhão [por mês] é muito pouco para o governo do Estado investir aqui e diminuir a carência de leitos hospitalares que chega a quase 400 leitos na região”, disse, ao lado da deputada Celise Laviola, para quem “só unidos, nos faremos ouvir pelo governo de Minas”.

REPRESENTAÇÃO
Também participaram do encontro o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA) e prefeito de Mesquita José Fábio, os vereadores de Belo Oriente Fábio Kará, Bill Amâncio, Tião Faria, Rivaldo Martins, Hamilton Rômulo, José Pires, Laudenir Moura (Instituto Cenibra), Felipe Lanes (FSFX), e os presidentes das Câmaras de Periquito, William Matias, e de Açucena, Vandinho Lima, para quem “já passou da hora de parar com desculpas e colocar este hospital para atender os moradores das nossas quatro cidades: Açucena, Naque, Periquito e Belo Oriente”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com