Cidades

Licenciamento de veículos começa a vencer em maio

O veículo somente será considerado licenciado se estiverem quitados os débitos relativos a tributos, encargos, multas de trânsito e ambientais  ( Foto: Mariana Goulart)

 

IPATINGA – Os proprietários de veículos de Minas Gerais devem ficar atentos ao prazo de vencimento do Certificado de Registro e Licenciamento dos Veículos (CRLV). De acordo com datas enviadas pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais, os primeiros prazos vencem no último dia útil do mês de maio. Os pagamentos devem ser efetuados de acordo com a escala de pagamento, sob risco de o motorista ter o veículo apreendido.

DOCUMENTACÃO

Para saber quais documentos devem estar pagos para que os proprietários de veículos possam quitar o CRLV, a reportagem conversou com o despachante José Geraldo. Segundo ele, o veículo somente será considerado licenciado estando quitados os débitos relativos a tributos, encargos, multas de trânsito e ambientais. “O novo documento 2012 só poderá ser pago se todas as taxas como IPVA, TRLAV (taxa de licenciamento) e seguro obrigatório. O registro de licenciamento só vai rodar depois que não houver nenhuma pendência com o veículo”, explicou José Geraldo.

VENCIMENTOS

Os primeiros veículos que terão que andar com o CRLV em dia são os de placa com final 1 e 2. Os prazos vão até o final de agosto. O período não será prorrogado. “Não existe nenhum outro documento que substitua o Certificado de Registro, então é necessário que todos sigam os prazos fornecidos pelo Detran”, reforça o despachante.
Ainda segundo José Geraldo, os motoristas não poderão andar com os veículos sem o licenciamento. “Os proprietários de veículos não vão ter mais tempo além do vencimento para justificarem ou efetuarem o pagamento. Um dia após o vencimento do prazo, o motorista poderá ser abordado”, ressaltou José Geraldo.

PENALIDADES
As penalidades para quem for pego dirigindo com documento do carro vencido vão de multa no valor de R$ 191,54 a apreensão do veículo. Todas as punições serão atribuídas ao proprietário do carro. “O automóvel que for parado pela polícia pode receber multa e o proprietário perderá sete pontos na carteira de motorista. A multa por dirigir um veículo com documentação vencida é considerada gravíssima e é intransferível, ou seja, não importa quem esteja dirigindo, o responsável pela punição será o proprietário”, explicou José Geraldo.
O despachante recomendou ainda que motoristas que possuem carteira de habilitação em forma de permissão tomem um cuidado extra. “As pessoas habilitadas recentemente têm que ficar atentas a isso. Porque se forem pegas podem perder a carteira”, alertou o despachante.

ENVIO
O Certificado de Registro e Licenciamento dos veículos deste ano será enviado pelos correios. Em caso de não recebimento da documentação, é necessário que o proprietário consulte a situação do veículo no site www.detrannet.mg.gov.br para informações sobre o motivo do não licenciamento. Outras dúvidas a respeito do licenciamento também podem ser direcionadas ao mesmo endereço eletrônico.

TABELA DE VENCIMENTO

Algarismos Finais          Mês
1 e 2                                  Maio
3 e 4                                 Junho
5, 6 e 7                            Julho
8, 9 e 0                            Agosto

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com