Cidades

Ley do Trânsito é eleito presidente com aval do PT

Cecília Ferramenta entre os vereadores Agnaldo Bicalho e Ley do Trânsito: PT saiu vitorioso na composição de chapa com o PSD

IPATINGA – A chapa Compromisso com Ipatinga, encabeçada pelo vereador Werley Glicério Furbino de Araújo, o Ley do Trânsito (PSD), venceu a acirrada disputa para comandar o Legislativo de Ipatinga pelos próximos dois anos. O grupo – que tem ainda Adelson Fernandes (PSB) como vice-presidente, Sebastião Guedes (PT) como 1º secretário e Agnaldo Bicalho como 2º secretário – obteve 10 dos 19 votos dos parlamentares eleitos para a legislatura 2013/2016. Já a chapa “Independência e Transparência”, formada por Toninho do Bethânia (PCdoB), Adiel Oliveira (PPS), Nilsin da Transnil (PRTB) e Nilsinho (PMDB), respectivamente presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários, obteve 9 votos na eleição de ontem. A terceira chapa, intitulada Coragem para Mudar, não teve votos.

Em discurso trazido de casa, após a proclamação dos resultados, Ley, de 36 anos e pai de três filhos, agradeceu à família e aos 4.148 votos que obteve nas eleições de 7 de outubro. Ele elogiou os servidores da Câmara e afirmou que não será apenas presidente, mas gestor.

A chapa de Ley teve o apoio, além dos integrantes da Mesa, dos vereadores Ademir Lucas (DEM), Toninho Felipe (DEM), Amigão (PV), Juarez Pires (PT), Lene Teixeira (PT) e Saulo Manoel (PT). A eleição, nominal e aberta, foi acompanhada pelos presentes com bastante tumulto, vaias e aplausos.

CABO DE GUERRA
Três chapas foram registradas na Secretaria Geral da Câmara para disputar a Mesa Diretora. A primeira, chamada de “Independência e Transparência”, foi oficializada na última quinta-feira (27). Além dos integrantes da Mesa, o grupo anunciou que tinha o apoio de mais seis vereadores, o suficiente para eleger a chapa. Entre eles, estava Ley do Trânsito. A formação da chapa tornou público o rompimento dos vereadores do PCdoB com o PT, partidos que se coligaram durante a eleição majoritária em torno de Cecília Ferramenta.

No entanto, na segunda-feira, dia 31, o PT ofereceu a Ley do Trânsito o cargo de presidente da Mesa Diretora e foi registrada a chapa “Compromisso com Ipatinga”, desconstruindo assim a maioria obtida por Toninho Bethânia e garantindo agora, por um voto, a vitória do grupo apoiado pelo PT.

Numa tentativa de mudar o quadro novamente, a vereadora Lene Texeira (PT) foi convidada pelos integrantes da “Independência e Transparência” para montar uma terceira chapa, em que ela seria presidente. Os 9 vereadores – que mantiveram o voto em bloco nesta terça-feira – garantiram a ela que endossariam seu nome. No entanto, Lene recusou a proposta e disse que votaria na chapa construída pelo PT.

O grupo de Toninho Bethânia tentou uma última manobra, registrando uma terceira chapa – “Coragem para Mudar” -, presidida por Roberto Carlos (PV), juntamente com Nilton Manoel (PSD), Jadson (PPS) e Fabinho (PSL), mas a ação não surtiu efeitos e não modificou o quadro, e seus integrantes acabaram votando com a “Independência e Transparência”.

O presidente do diretório municipal do PCdoB, Zacarias Almeida dos Santos, disse que a posição de pleitear a vaga foi legítima. “Considero que foi uma iniciativa legítima, até porque a posição do PCdoB era de total apoio à prefeita Cecília Ferramenta, conforme temos nos manifestado desde a campanha eleitoral, quando integramos a coligação”.

Zacarias avalia que a decisão de buscar um caminho próprio na disputa pela presidência do Legislativo pode até ter criado um tensionamento num primeiro momento, mas acredita que a cisão no bloco que compôs a coligação pode ser superada. “Ficamos um tanto perplexos com a decisão do PT de buscar aliança num campo que não representa os interesses populares, mas ainda é cedo para avaliarmos quais os próximos passos a serem tomados”, disse o presidente do PCdoB.

 

“Conversei com o diretório municipal”, afirma eleito
Ipatinga
– Eleito presidente, o vereador Ley do Trânsito (PSD), que inicialmente estava entre os apoiadores do grupo encabeçado por Toninho Bethânia (PCdoB), afirmou que não estava tendo espaço no grupo. “Era um grupo de 10, mas de seis”, disse, afirmando que as discussões ocorriam apenas entre seis pessoas.

Ele diz que, quando surgiu a oportunidade de discutir uma nova chapa, repensou a situação. “Acho que foi uma escolha da nova chapa que, como o próprio nome diz, sairia com Compromisso com Ipatinga. Essa nova mesa é uma mistura das pessoas que têm experiência com a juventude”, avalia. “Durante as discussões, a gente percebeu que essa nova chapa seria melhor e daria mais segurança”, emendou.

Planos
“Como já disse, desde o dia em que fui eleito, vou buscar a interação entre o Executivo e o Legislativo, cada um se respeitando, e colocando Ipatinga no lugar que ela merece”, disse. Segundo o presidente, a ideia é avançar em projetos como as certificações de qualidade, como o Iso 9001 e 14001, e projetos interessantes como a Câmara Mirim, mas sem deixar de buscar inovações”, relaciona.

PSD
“Eu sou do PSD, disputei a eleição num partido que foi contra a atual prefeita. Entretanto, eu hoje tenho que pensar que eu ganhei a eleição para trabalhar pelo povo”, afirmou Ley, sobre não fazer oposição ao governo eleito.
Ele disse ainda que é um “vereador disciplinado” e que consultou a Executiva Municipal do partido antes de tomar a decisão. O diretório municipal é presidido pelo ex-presidente da Casa Nardyello Rocha. “Se for como presidente, não tenho o que falar, pois como vou pedir pra não votar em você?”, disse Ley, repetindo a conversa que teve com Nardyello.

“Depois tivemos a formação de uma terceira chapa, com outro vereador do meu partido (Nilton Manoel, como vice-presidente). Mas aí já era uma terceira, em tese eu esperava até o voto do meu correligionário, mas não foi assim, e eu respeito, afinal estamos num país democrático”, conclui.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com