Cidades

Lei das sacolinhas pode estar com os dias contados

Representantes de movimentos populares estiveram na reunião e protestaram contra a revogação
(Fotos: ACS/Câmara Ipatinga)


IPATINGA
– Os vereadores da Casa aprovaram, em primeira votação, nesta quinta-feira (20) o projeto de revogação da lei nº 3.011, que proíbe a distribuição das sacolas plásticas em Ipatinga. Apenas dois parlamentares foram contrários ao documento: Agnaldo Bicalho (PT) e César Custódio (PT), este último o autor da lei proibitiva.

A revogação foi pedida pelos parlamentares Adelson Fernandes (PSB) e Pedro Felipe (PTB) no fim de novembro e só ontem foi colocada para apreciação do Legislativo.

Na tribuna, Adelson defendeu que a sociedade ipatinguense ainda não está preparada para a mudança e que é preciso, sim, cuidar da natureza, mas que a iniciativa deve ser feita por meio de conscientização da população a longo prazo. Roberto Carlos concordou com o parlamentar, afirmando que a intenção do projeto é boa, mas está provocando uma mobilização negativa entre a sociedade de Ipatinga, que pedia pela derrubada da lei. Segundo ele, a revogação da lei tem como objetivo atender “ao clamor do povo”.

O autor da matéria, no entanto, não concordou com as opiniões de seus colegas e disse que a população da cidade está dividida, mas que há apoiadores para a lei. Movimentos populares, inclusive, estiveram presentes na reunião de ontem e protestaram contra a derrubada da lei. Para ele, interesses comerciais falaram mais alto e não houve, por parte da Prefeitura Municipal, uma divulgação eficiente da legislação.

No início deste mês, César Custódio chegou a apresentar na Casa um projeto substitutivo à sua Lei, prevendo a proibição da venda das embalagens na cidade. Sua ideia, entretanto, não passou pelo crivo dos vereadores da Câmara.

Após a revogação ser aprovada, César disse que a sua lei representa uma longa escada, a proibição da distribuição das sacolas fez a cidade subir um degrau, mas a sua derrubada significou um retorno à estaca zero.

A matéria ainda necessita de uma segunda aprovação dos vereadores para ser encaminhada ao Executivo e, enfim, começar a valer. O presidente Nardyello Rocha (PSD) prometeu um novo encontro entre os parlamentares ainda este ano, por volta dos dias 26 a 28 deste mês.

 

 

 


Autor da lei das sacolinhas, César Custódio disse que revogação é um retorno à “estaca zero”

 

 

 

 


Pedro Felipe e Adelson Fernandes, responsáveis pela mudança:
sem ônus para o consumidor e respaldo da população

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com