Policia

Judiciário pode expedir mandados de prisão contra policiais

De Daniel Antunes, do “Hoje em Dia”

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Durval Ângelo, disse nesta quinta-feira (18) ter informações de que o Poder Judiciário deve expedir a qualquer momento mandados de prisão contra policiais suspeitos de integrar um grupo de extermínio na região do Vale do Aço.
Esses policiais seriam responsável pelas execuções dos jornalistas Rodrigo Neto, morto no dia 8 de março e do fotógrafo, Walgney Assis Carvalho, assassinado no ultimo domingo (7). Além dos crimes, o presidente da Comissão informou que os supostos envolvidos também trabalhavam para traficantes na região.
“É um ciclo vicioso. Há evidências em três ou quatro linhas de investigações e todas recaem sobre esse grupo, cujos autores já sabemos quem são e não há surpresas. Por isso, uma resposta para os assassinatos deve chegar rápido”, disse Durval Ângelo. Segundo ele, a demora em apontar os autores dos crimes pode "desmoralizar" a Polícia Civil. “A cobrança das pessoas está cada vez maior”, declarou”.
Na quarta-feira (17), o governador Antônio Anastasia exigiu resultados e agilidade na apuração das mortes dos jornalistas Rodrigo Neto e do repórter fotográfico Walgney Assis Carvalho. “Nós não podemos tolerar isso e estou cobrando, de maneira muito enfática, que apresentem resultados. Hoje mesmo (quarta-feira) eu voltei a me reunir, e tenho reunido desde o primeiro acontecimento com o secretário de Defesa, com o chefe da Polícia Civil, com o comandante da Polícia Militar para tratar do assunto, que é muito grave”, afirmou.
Sobre o suposto envolvimento de policiais nos crimes, o governador defendeu punição aos envolvidos quem quer que seja. “Volto a dizer que não posso fazer aqui nenhuma afirmação porque isso é competência da Polícia Civil. Mas o envolvimento de agentes públicos é ainda pior, porque são pessoas pagas para proteger a sociedade”.
Policiais do Departamento de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa mantêm as investigações em sigilo. A única informação confirmada pela corporação é de que há dois suspeitos de participação na morte de Walgney Carvalho já identificados, mas que ainda não foram detidos. Nesta sexta-feira (19), o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta, desembarca no Vale do Aço para se reunir com os delegados que investigam o assassinato dos jornalistas e outros 14 homicídios na região.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com