Cultura

Jovens do Jequitinhonha tem oficina gratuita de fotografia

“Rua de Baixo”, de Ana Clara Silva: projeto valoriza os patrimônios histórico-culturais de Araçuaí       (Crédito Ana Clara Silva)


IPATINGA
– A equipe de produção do projeto cultural “Circuito de Imagens” embarcou nesta terça-feira (9) para a cidade de Araçuaí, no norte de Minas, para a preparação da oficina gratuita de fotografia que será realizada de 11 a 16 de outubro. Intitulada “Rua de Baixo: novos olhares”, o curso é voltado a jovens acima de 15 anos. A oficina será ministrada pelos fotógrafos Nilmar Lage e Ana Clara Silva, das 19h às 21h, no Labirinto Cultural, localizado à Praça Getúlio Vargas, nº 56, Centro. Outras informações pelo site www.circuitodeimagens.com.br ou pelos telefones (31) 8829-9591 e (31) 9441-3565.

RESGATE
O projeto “Circuito de imagens” tem como objetivo resgatar por meio da fotografia a valorização dos patrimônios histórico-culturais do município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Além da oficina de fotografia, o projeto prevê ainda uma exposição fotográfica e a produção de um documentário. O “Circuito de Imagens” recebe patrocínio da EMFER Estruturas Metálicas Fernandes e Thermon Indústria Mecânica por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Em Araçuaí o projeto recebe apoio do Restaurante Panela de Barro e Pousada das Araras.
Para participar da atividade os jovens interessados tiveram que escrever um texto abordando o tema “A fotografia no dia a dia”. Ao todo, foram 14 selecionados: Carolina Costa Santos; Fabricia Soares Fonseca; Gustavo Silva Esteves de Matos; Jane Rodrigues Cardoso; João Vitor da Silva; José Mário Nunes dos Santos; Joseph Coelho Rodrigues; Lara Jardim Collares; Maria Aparecida Lúcio Mendes; Nárvila Tayrine Teixeira da Silva; Nilton Ribeiro da Silva; Pablo Mendes Silva; Pamela Rodrigues e Pedro Martins Lages.

SENSIBILIDADE
De acordo com Nilmar Lage, oficineiro e proponente do projeto, o curso será voltado para o desenvolvimento do olhar do participante. “Estamos mais preocupados com a sensibilidade do que com a técnica. Claro que vamos mostrar um pouco da parte técnica, mas isso não é o mais relevante. Falaremos brevemente de fatores históricos que levaram ao surgimento da fotografia, como o desenvolvimento de objetos como a tavoleta e a câmera escura”, explicou o fotógrafo.
Nilmar acrescenta ainda que, durante a oficina, serão abordados alguns movimentos da arte fotográfica. “Passaremos pelo pictorialismo, nova objetividade, a fotografia moderna brasileira e, claro, o fotodocumentarismo e o documentário imaginário. Sempre ilustrando com fotógrafos consagrados desde Henry Cartier Bresson, Robert Capa, Robert Frank, além de nomes importantes do Brasil como Thomas Farkas, Jose Yallendi, Evandro Teixeira e os mais novos como os mineiros Pedro David e João Castilho”, completou.

TROCA
Para Ana Clara Silva, a possibilidade de trocar experiências com as pessoas daquela comunidade é o ponto mais motivador do projeto. “No início a gente sempre pensa ‘nossa, quero levar isso para eles, mostrar que pode ser assim, e que assado pode acontecer’. Mas quando você entra em contato, passa dias andando pelas ruas, tomando café nas mesmas casas, acaba criando um vínculo com aquele lugar e aquelas pessoas. É quando você se dispõe a sair da sua zona de conforto e descobre que só fora dela é que as coisas realmente acontecem. E a melhor dessas coisas é a tal da troca. No fundo não sei se dei a eles tanto quanto eu carreguei para mim, mas espero que, até o fim do projeto, eu possa contribuir na forma como as pessoas olham o lugar onde vivem, e que isso seja por meio da fotografia”, comentou a fotógrafa.


A oficina será ministrada pelos fotógrafos Nilmar Lage e Ana Clara Silva
(Crédito: Andressa Moreira)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com