Nacionais

Jovens aceitam melhor as diferenças e não as desigualdades, diz Nilmário

TIMÓTEO – “Temos percebido nas escolas que a nova geração aceita melhor as diferenças e não as desigualdades. É necessário educar nossas crianças e jovens para aceitar as diferenças, combater os crimes de ódio e respeitar o outro independentemente das questões políticas, raciais, étnicas, de gênero, de orientação sexual , enfim, todas as diferenças”. A declaração é do secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda. Ele participou em Timóteo do III Seminário de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes promovido pela Secretaria de Assistência Social de Timóteo.
Na visão de Nilmário Miranda, a nova geração é uma geração melhor é fruto do período democrático.
Realizado na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, o evento contou ainda com a participação do vice-prefeito Carlos Vasconcelos, que representou o prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário, da secretária de Assistência Social de Timóteo, Carmem Carvalho, e do comandante da 85ª Cia. Especial de Polícia Militar, major Luiz Magalhães.

ESTABILIDADE NO LAR
O seminário foi organizado pela equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de violência ou violação de direitos. O evento reuniu representantes das redes de defesa e de atendimento da Criança e do Adolescente (escolas públicas e privadas, Assistência Social, Saúde, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, creches, Polícia Militar e profissionais liberais).
O vice-prefeito destacou que o encontro reafirma o compromisso do governo municipal com as políticas públicas de Assistência Social, principalmente em relação aos cuidados com as crianças e adolescentes. “Buscamos fomentar ações que promovam a estabilidade familiar, através da manutenção dos vínculos familiares”, salientou Carlos Vasconcelos, lamentando que a violência contra as crianças e adolescentes seja um problema enfrentado por todos os municípios.

ABUSO SEXUAL

O secretário Nilmário Miranda também reconheceu a gravidade do problema. “Infelizmente continua sendo uma das grandes formas de violência de direitos a questão do abuso sexual e físico de crianças e adolescentes, sobretudo dentro de casa. É no esconderijo do lar – que deveria ser um abrigo para a criança – que acontecem vários casos de abuso envolvendo parentes, amigos e vizinhos”, relatou, acrescentando que a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, que não deve ser confundida com prostituição. “É outro grave problema que deve ser denunciado por todos os cidadãos”, alertou.
Na avaliação do secretário, a violência sofrida pela criança e adolescente reflete no aumento da criminalidade. “Geralmente, essa violência se desdobra em outras formas de delinquência na fase adulta da vítima, acarretando em abusos contra outras pessoas”. Nilmário Miranda defendeu a necessidade dos municípios consolidarem uma política de coesão social, que promova o trabalho em rede dos conselhos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Ministério Público, Centros de Referência de Assistência Social, Centros de Referência Especializado de Assistência Social, igrejas, obras sociais para a defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com