Livro “O Grande Capitão das Terras Proibidas” conta a história do militar francês Guido Marlière, que dá nome à cidade, de sua relação com os indígenas que viviam às margens do rio Doce e da gênese da região que surgiu partir dos aldeamentos
IPATINGA – O jornalista e escritor Fernando Benedito lança no próximo dia 7/2 (sábado), às 11:00h, no Canto Dadê, em Marliéria, o romance “O Grande Capitão das Terras Proibidas”. A obra resgata a história e a trajetória do militar francês Guido Marlière, que dá nome à cidade. O livro aborda ainda a relação de Marlière com os indígenas que habitavam a vasta mata atlântica às margens do rio Doce, onde se estabeleceram as Divisões Militares que ele comandava e que foram o núcleo original de diversas cidades da região.
“É uma grande satisfação começar o lançamento do livro por Marliéria, cidade que homenageia em seu topônimo o personagem principal da obra, o militar francês Guido Thomaz Marlière. É importante salientar que o território onde se localiza a cidade de Marlièria foi sede da 4ª Divisão Militar do Rio Doce, e de Petersdorff, uma das fazendas de Guido, onde se desenvolvia o processo de pacificação, aldeamento e civilização dos indígenas que viviam nas florestas às margens do rio”, sublinha o autor.
“Em Marliéria vamos fazer uma conversa descontraída sobre história, memória e identidade de povos e personagens que tiveram um papel importante na gênese da região que floresceu às margens do Rio Doce”, finaliza Fernando Benedito.



