Cultura

Itinerância Cultural em Ipatinga até dia 10

DA REDAÇÃO – Até o dia 10 de janeiro, a cidade de Ipatinga recebe o Projeto Itinerância Cultural, uma iniciativa da Fundação Vale que visa difundir o acesso à cultura no interior do Brasil por meio de uma ação integrada envolvendo espaços culturais da Vale localizados em diferentes partes do país, como o Museu Vale, no Espírito Santo; o Memorial Minas Gerais, em Minas Gerais; a Casa de Cultura de Canaã dos Carajás, no Pará; e o Centro Cultural Vale, no Maranhão.
Neste ano, o projeto irá desembarcar em diferentes municípios localizados ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, linha férrea centenária da Vale que liga os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, começando por Ipatinga. E em 2017, o “Itinerância Cultural” pretende estender para região Norte.

ESTAÇÃO INTENDENTE CÂMARA

Além de contemplar uma exposição de arte contendo peças que fazem parte do acervo do Museu Vale, espaço localizado em Vila Velha, no Espírito Santo, o Itinerância Cultural, em sua primeira edição, irá privilegiar também as manifestações artísticas mineiras como forma de promover intercâmbios culturais e ampliar as oportunidades para esses grupos. Também estão programadas oficinas de educação patrimonial com alunos das escolas municipais da região, cujo objetivo será a inserção do patrimônio cultural na vida social contemporânea através de experiências ligadas ao aprender, à imaginação e à sensibilização do olhar da criança. Todas as atividades serão realizadas na Estação Ferroviária Intendente Câmara.

Entre os grupos culturais que irão se apresentar estão o Trupe nos Trilhos e Trampulim, de Belo Horizonte; e Farroupilha, Perna de Palco e Coletivo Aberto, de Ipatinga. Além de desembarcarem nas estações ao longo do trecho, as ações também serão replicadas no Trem de Passageiros da EFVM.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com