Cultura

Irmãos destacam mérito da biblioteca de Ipatinga

IPATINGA – “Queremos dizer como é importante o papel da Biblioteca Municipal em nossas vidas.” Com esta mensagem de reconhecimento e agradecimento, os irmãos Leonardo e Rodrigo Faustino Pereira, de 24 e 22 anos, manifestam sua gratidão pela oportunidade que tiveram de aprender com os livros e o ambiente da Biblioteca Zumbi dos Palmares, de Ipatinga. “Foi ali onde o mundo se descortinou e abriram-se as portas para novos horizontes”, apontam.

Próximos de se formarem na Universidade Federal de Minas Gerais, em Direito e Musicoterapia, respectivamente, eles contam que tudo começou em 2001. Acompanhados de uma irmã mais nova, foram levados pelas mãe, Ana Geralda Faustino Pereira, até a sede da Biblioteca de Ipatinga, na esquina das ruas Mariana e Diamantina, no centro da cidade. Então com 12 e 10 anos, os meninos eram assíduos na biblioteca das escolas públicas onde estudavam e se destacavam pelo interesse na leitura.

“Quando entramos pela primeira vez na biblioteca foi emocionante e queríamos aproveitar tudo de uma só vez. Acabou que fomos repreendidos pela bagunça”, sorri Leonardo. “A Gibiteca foi a primeira descoberta que tivemos, lemos praticamente tudo, e a partir dali buscamos novos livros, contando com o apoio e a orientação dos funcionários”, completa Rodrigo.

A frequência ao espaço passou a ser diária, uma rotina obrigatória e prazerosa na vida dos garotos, que logo decidiram tirar uma “carteirinha” que facilita o empréstimo de livros e o acesso ao acervo. Com o tempo, Leonardo se interessou pela literatura, a história, as artes e a ciência. Rodrigo foi se aprofundando no aprendizado de inglês, lendo por conta própria livros e dicionários e acompanhando fitas de cursos disponibilizadas na Videoteca.

BLOG
Em 2010, os irmãos decidiram encarar novos desafios. Leonardo optou pela UFMG, em Belo Horizonte, tendo sido aprovado também nos vestibulares das universidades federais de Viçosa, Juiz de Fora e Ouro Preto. Ele vai se graduar em Direito este ano e já planeja continuar estudando no mestrado e doutorado. Atualmente, mantém um blog (“sanidade intermitente”) onde faz comentários sobre cinema e literatura.

Rodrigo sempre teve um dom musical aguçado e está quase se formando em Musicoterapia, também na UFMG. Fala fluentemente inglês, italiano e alemão, está concluindo formações em francês e espanhol; já morou em Roma e na Alemanha e se mantém dando aulas, inclusive no período de cursos de verão na universidade. “O que somos hoje tem tudo a ver com o que descobrimos na Biblioteca de Ipatinga”, reflete.

PROJETO
Sempre que estão na região, Leonardo e Rodrigo não deixam de visitar a Biblioteca Zumbi dos Palmares, onde os funcionários mais antigos se tornaram seus amigos, para relembrar histórias, falar de livros e dos planos para o futuro. Eles comemoram o projeto de revitalização dos setores infantil e infanto-juvenil, da Associação de Amigos da Biblioteca Pública Municipal de Ipatinga, que foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura para captação de recursos.


Leonardo Faustino


Rodrigo Faustino

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com