TEL AVIV – O presidente iraniano Masoud Pezeshkian disse em uma publicação nas redes sociais na terça-feira que Teerã emitiu “uma forte resposta à agressão do regime sionista”.
“O Irã não busca a guerra, mas enfrentará qualquer ameaça com firmeza”, acrescentou.
Os contratorpedeiros da Marinha dos EUA dispararam aproximadamente uma dúzia de interceptadores, disse um porta-voz do Pentágono na terça-feira, acrescentando que Israel interceptou a maioria dos mísseis.
CONTRA-ATAQUE
Os dois contratorpedeiros da Marinha envolvidos foram o USS Bulkely e o USS Cole – ambos contratorpedeiros de mísseis guiados da classe Arleigh Burke.
O porta-voz do Pentágono, Patrick S. Ryder, disse durante uma coletiva de imprensa na terça-feira que “não tinha conhecimento” dos relatos de que Teerã havia dado um aviso prévio aos EUA sobre seu ataque com mísseis contra Israel.
Ryder também disse que o ataque do Irã foi “duas vezes maior do que o que vimos” durante o ataque de abril.
“Você não lança tantos mísseis em um alvo sem a intenção de atingir algo. Assim como da última vez, a intenção deles é causar destruição”, Ryder continuou.
SISTEMA DE DEFESA
O chefe do Estado-Maior do Exército israelense, Herzl Halevi, disse na conclusão de uma avaliação da situação na terça-feira: “Provamos nossa capacidade de impedir que o inimigo garanta uma conquista por meio de uma combinação de comportamento civil exemplar e um sistema de defesa aérea muito forte”.
Halevi acrescentou que “escolheremos quando [o Irã pagará] o preço e provaremos nossas capacidades de ataque precisas e surpreendentes, de acordo com as instruções do escalão político”.