sábado, abril 19, 2025
Google search engine
InícioNacionaisIphan assina Portaria de Tombamento dos Quilombos no Dia da Consciência Negra

Iphan assina Portaria de Tombamento dos Quilombos no Dia da Consciência Negra

BRASÍLIA – Na tarde da segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) celebrará a assinatura de uma nova Portaria que vai criar o Livro Tombo de Documentos e Sítios Detentores de Reminiscências Históricas de Antigos Quilombos. 

A Portaria vem sendo elaborada desde maio pelo Iphan, que contou com a colaboração de órgãos como os Ministérios da Cultura (MinC), da Igualdade Racial (MIR), dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Cultural Palmares (FCP). Para a redação final do documento, o Iphan ainda submeteu uma minuta da Portaria a consulta pública em seu site, durante 45 dias, tendo recebido 240 contribuições de entidades e indivíduos da sociedade civil – em sua maioria, quilombolas residentes em quilombos. 

O texto que será publicado no dia 20/11 vai regulamentar o procedimento para declaração de tombamento dos quilombos com base no parágrafo 5º do artigo 216 da Constituição Federal – um instrumento que vai se diferenciar do tombamento tradicional, regido pelo Decreto-Lei nº 25, de 1937, por ser uma forma mais simplificada e rápida de reconhecimento dos quilombos como patrimônios da história e da cultura nacionais. 

Para a cerimônia de assinatura da nova Portaria, o Iphan receberá em sua sede, em Brasília, representantes de todos os Ministérios e órgãos envolvidos na elaboração do documento, a partir das 15h. O evento também será a ocasião de apresentar para a sociedade o recém-criado Comitê Permanente para Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana (Copmaf) no âmbito do Iphan. 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments