Cultura

Ipatinguense é selecionado para apresentar trabalhos em Tiradentes

Nilmar Lage apresentará em Tiradentes o trabalho “Bola”, cuja proposta era focar as impressões das pessoas durante as partidas de futebol

IPATINGA – Na terceira edição do Festival de Fotografia de Tiradentes, que começou ontem (6) e se estende até o domingo (10), o fotógrafo ipatinguense Nilmar Lage foi novamente convidado a apresentar seus trabalhos. O evento, que compreende uma programação diversificada, este ano receberá exposições, workshops, palestras, debates, projeções de fotografias e atividades educativas voltadas para a comunidade local. Toda a programação é ministrada por profissionais de renome nacional e internacional, cuja produção artística é representativa no cenário da fotografia brasileira. O “Foto em Pauta Tiradentes” é coordenado pelo fotógrafo e professor da Puc-Minas, Eugênio Sávio, e pelo fotógrafo da Nitro Imagens, Bruno Magalhães.

“Na primeira edição em Tiradentes, foi aberta a convocatória para II Mostra da Fotografia Mineira e eu participei com um díptico do trabalho ‘Sombras’. Em 2012, houve novo chamamento, dessa vez com a curadoria de Alexandre Belém, e eu participei do ‘Perspectiva Olhavê’. Agora, em 2013, estou participando pela terceira vez e dessa vez com dois trabalhos: ‘Bola’ e ‘Rua de Baixo’”, contou Nilmar Lage. Para saber mais sobre o evento, acesse o site http://www.fotoempauta.com.br/festival2013.

TRABALHOS SELECIONADOS
O fotógrafo ipatinguense apresentará em Tiradentes o trabalho “Bola”, realizado a convite de Luzia di Resende, em 2010, cuja proposta era focar as impressões das pessoas durante as partidas de futebol. “As fotos foram feitas durante o Brasileirão e Copa Libertadores, em bares, botecos ou aglomerados de pessoas assistindo jogos, no Vale do Aço (principalmente Coronel Fabriciano e Ipatinga). Uma dessas fotos foi selecionada para o ‘Foto em Pauta na Rua’, que será um varal itinerante que ficará exposto pelas ruas da cidade com a temática futebolística”, explicou o artista.

Outro trabalho selecionado para participar do Festival foi “Rua de Baixo”, escolhido para o “Projeções Noturnas”, que selecionou vídeos de fotos no formato parecido com slide show, de até cinco minutos, para serem projetados durante as noites do III Festival de Fotografia de Tiradentes. A curadoria dessas duas convocatórias foi feita por Madu Dorella, Tibério França e Guto Muniz.

O “Rua de Baixo” faz parte do projeto Circuito e Imagens e já foi visto em Araçuaí, Ipatinga, Timóteo, agora em Tiradentes e na segunda quinzena deste mês estará em Sete Lagoas. Tem como objetivo resgatar, por meio da fotografia, a valorização dos patrimônios histórico-culturais do município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, norte de Minas.

TRAJETÓRIA
Nilmar é jornalista graduado pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), pós-graduando em Artes Visuais pela UFMG. Foi professor de Fotojornalismo e Comunicação Comparada do curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Caratinga (FIC). É também diretor e fotógrafo da agência “cilindrO_Ocular”. Membro fundador do coletivo POROLHOS (porolhos.fot.br) e do recém criado “Fixa: Imagem e Memória”. Em 2009, foi convidado a participar do “Proyecto Ligado” e “Pulso Urbano”, na Argentina, com uma exposição individual e a perfomance “Sufoco”.

Desenvolveu, em 2012, em parceria com Ana Clara Silva, Thiago Moreira e Leila Cunha, o projeto “Circuito de Imagens”, em Araçuaí/MG (www.circuitodeimagens.com.br). Dedica-se atualmente ao projeto “Paixão” e “Circuito de Imagens (em Ausente/Serro – MG)”, ambos por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ministra em Ipatinga o curso de fotografia “Desacostumando o olhar” e é um dos responsáveis pelo “Autor-Retrato: um encontro com fotógrafos autorais”, que já trouxe nomes como Tibério França, Leonardo Costa Braga, André Hauck e Rodrigo Zeferino.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com