Cidades

Ipatinga ‘zera’ fila para exames laboratoriais

IPATINGA – A rede municipal de saúde de Ipatinga conseguiu “zerar” a fila de espera por exames laboratoriais básicos, a exemplo de sangue, urina, colesterol e enzimas hepáticas. Para isso, a Administração Municipal investiu, com recursos próprios, apenas entre os meses de maio e junho, cerca de R$ 300 mil a mais do que o previsto no orçamento para atender à demanda reprimida de quase 50 mil pedidos remanescentes de anos anteriores e normalizar o fluxo. A média mensal de solicitações atendidas pelo município chega a 63 mil exames.

AGENDAMENTO
Outra importante medida adota pela Prefeitura de Ipatinga é a ampliação do serviço de agendamento. Anteriormente, a rede municipal de saúde adotava o sistema de “cotas” por unidade, com marcação realizada a cada 15 dias. A partir de agora, o usuário pode marcar o exame logo após a consulta médica ou programar a sua realização num prazo de até 60 dias, a partir da data do pedido.

Com isso, o paciente já pode agendar o serviço, diariamente e sem hora marcada, na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Além disso, os usuários dispõem de nove opções de laboratórios para a coleta, incluindo os conveniados com a Secretaria Municipal de Saúde e o municipal, mantido pela Prefeitura e instalado no bairro Cidade Nobre.

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, reforça que a reestruturação do serviço é mais uma ação efetiva para melhorar o acesso e a qualidade do atendimento ofertado ao usuário. “Com estas medidas, o sistema municipal de saúde de Ipatinga já atende à demanda real e programada dentro do mês em que o exame foi solicitado. Com isso, garantimos um diagnóstico mais preciso e rápido, possibilitando um tratamento adequado ao usuário do serviço”, pontua.

EXAMES
Atualmente, os resultados são disponibilizados na unidade de saúde de referência do paciente em cinco dias úteis. A rede de saúde de Ipatinga oferece 80 tipos de exames laboratoriais básicos e, em média, são solicitados seis exames (tipos) por consulta. Com a ampliação do corpo médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, consequentemente, o aumento do total de consultas básicas, o município já trabalha com o crescimento da oferta de exames para cerca de 80 mil pedidos por mês.

A Prefeitura de Ipatinga também conta com a colaboração da comunidade para reduzir o absenteísmo. Atualmente, 15% dos pacientes não retornam às unidades de saúde para buscar os resultados dos exames solicitados pela rede municipal ou fazem o agendamento do serviço, ou não comparecem no laboratório para a coleta do material.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com