Esportes

Ipatinga vai disputar a final dos Jogos Escolares

(Crédito: ACS/PMI)

 

Ipatinga – Com a supervisão da professora de Educação Física, Simone Martinho, cinco alunos-atletas de Ipatinga com deficiência intelectual tiveram, nesta semana, o primeiro contato com uma pista oficial de atletismo. Os estudantes irão participar da etapa final do Programa Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2014) em Uberaba, de 4 a 9 de agosto, e utilizaram as instalações da Usipa como parte da preparação.

“Esses alunos da rede pública estão desde maio se preparando para a competição em um espaço montado na E.E. Elza de Oliveira Lage. Eles estão ansiosos para o evento que, além da parte esportiva, tem um importante papel social na formação dos jovens”, conta a professora Simone, que dá aulas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Os estudantes irão integrar a delegação formada por mais de 50 alunos-atletas de Ipatinga, de diversas modalidades esportivas, que viajam no próximo domingo para o Triângulo Mineiro, com apoio da Prefeitura de Ipatinga. “Estou gostando muito de praticar esportes e, se tiver mais oportunidades, quero continuar treinando para melhorar e me tornar um atleta”, afirma o aluno Dewvini Carlos de Sá, 14 anos.

A aluna-atleta Pérola Martins de Carvalho, 12, que também integra a equipe paraolímpica de Ipatinga, conta que nos últimos dias passou a sentir um “friozinho na barriga” por conta da proximidade da competição. “Fico pensando como será disputar com outras meninas da mesma idade. Estou muito empolgada e treinando bastante”, revela.

Além da equipe paraolímpica composta por 20 atletas, Ipatinga será representada na tradicional competição esportiva por outros 31 estudantes da equipe olímpica nas modalidades de Judô, Atletismo e Natação. Os jovens de 12 a 14 anos competem no Módulo I, e os de 15 a 17 anos, no Módulo II, nas modalidades masculino e feminino. As disputas acontecem na semana que vem, de segunda-feira a sábado, e os jogos são classificatórios para a etapa nacional dos Jogos Escolares.

Campeãs na etapa regional disputada em junho em João Monlevade, as alunas da Escola Municipal Artur Bernardes garantiram presença nos jogos em Uberaba. Como reconhecimento pela classificação para a etapa final da competição, elas foram homenageadas pela direção da escola.

“Ficamos felizes com a classificação para essa fase final e intensificamos os treinamentos para representar bem o nome de Ipatinga”, comenta a treinadora Daniela de Freitas, responsável pela preparação da equipe de time de Futsal da unidade da rede municipal de Ipatinga.

Os JEMG são uma competição esportiva que reúne as escolas públicas e particulares de municípios mineiros. A etapa Estadual que será realizada em Uberaba terá competições de atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa, voleibol, volêi de praia (demonstração) e xadrez.

Já as modalidades paraolímpicas incluem atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goaball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com