Cidades

Ipatinga tem Plano de Redução de Riscos

IPATINGA – A Prefeitura Municipal apresenta o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) à comunidade, na próxima quinta-feira (30). Elaborado com o apoio do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Secretaria Extraordinária de Estado e Gestão Metropolitana, o documento será validado durante audiência pública, aberta ao público, a partir das 18h, no auditório do 7º andar da PMI.

Na reunião, a população irá conhecer o plano que define as prioridades necessárias para evitar graves ocorrências durante os períodos chuvosos mais intensos. Desta forma, o PMRR servirá de base para que a Prefeitura defina estratégias e ações de prevenção e erradicação de riscos no município, com objetivo de beneficiar as pessoas que moram em encostas, loteamentos irregulares e outras ocupações precárias.

RECURSOS
A audiência pública será conduzida pelo engenheiro e geólogo da Fundação Israel Pinheiro (FIP), Leonardo Souza. O profissional, responsável pela elaboração do diagnóstico, irá apresentar conceitos sobre os riscos geológicos, o objetivo do PMRR, as atividades do processo construção do documento, detalhar os mapeamentos, além de ações propostas para a gestão dos riscos identificados no município.

Com o Plano Municipal de Redução de Riscos, a Prefeitura também poderá pleitear recursos junto ao governo Federal para elaborar novos projetos e colocar em prática ações que possam diminuir as condições de risco do município. “Atualmente, Ipatinga possui 99 áreas de risco mapeadas e monitoradas pela Defesa Civil, periodicamente”, informou o secretário de Segurança e Convivência Cidadã, Leonardo Miranda.

PMRR
Iniciado em fevereiro de 2013, o Plano Municipal de Redução de Riscos foi elaborado pela Fundação Israel Pinheiro (FIP). O estudo foi feito a partir de informações cedidas pela Prefeitura de Ipatinga, com dados de ocorrências registradas pela Defesa Civil. O diagnóstico também contou com atividades de trabalho de campo e cursos de capacitação para lideranças comunitárias e equipe técnica da PMI.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com