Colégio Fibonacci recebe o diretor do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Eduardo Maura, em Ipatinga. Eduardo Maura visitará do Vale do Aço acompanhado pelo coordenador acadêmico, professor Manuel Román
IPATINGA – O Colégio Fibonacci, em Ipatinga, recebe entre os dias 26, 27 e 28 de agosto a visita dos diretores do Instituto Cervantes, maior referência mundial no ensino e certificação da língua espanhola.
A parceria entre as instituições foi oficializada no início deste ano, quando o Colégio Fibonacci tornou-se centro aplicador oficial da prova de certificação DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera). O credenciamento amplia as oportunidades não apenas para os alunos do colégio, mas também para toda a comunidade da região.
Criado pelo Governo da Espanha em 1991, o Instituto Cervantes tem como missão promover a língua espanhola e difundir a cultura hispânica em âmbito global, com sede central em Madrid e em Alcalá de Henares — cidade natal do escritor Miguel de Cervantes.
Ao longo do ano, a sede do Instituto em Belo Horizonte promove atividades gratuitas que permitem aos alunos vivenciarem o espanhol de forma prática e integrada à cultura hispânica, em colaboração com representantes acadêmicos, culturais e literários da Espanha e da América Latina, além de parcerias com museus, galerias, teatros, livrarias e instituições brasileiras. Em Minas Gerais, também desenvolve projetos com o Governo do Estado e diversas prefeituras, fortalecendo a difusão da língua e da cultura espanhola na região.

O Instituto é responsável pela aplicação dos exames DELE e SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española), ambos reconhecidos internacionalmente por universidades e empresas, consolidando-se como a principal certificação de proficiência em espanhol no mundo.
Durante sua estada em Ipatinga, o diretor do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Eduardo Maura, também participará de encontros com autoridades municipais e estaduais, com o objetivo de estreitar os laços entre a instituição e a região do Leste de Minas.
Eduardo Maura é doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, licenciado em Sociologia pela Universidad de Deusto e mestre em Gestão de Arte Contemporânea pela Universitat de Barcelona. Atuou como professor de Filosofia na Universidad Complutense (2011-2015 e 2019-2023) e como professor visitante e pesquisador em instituições como a School of Visual Arts de Nova Iorque (2013). Também exerceu mandato como deputado e porta-voz da Comissão de Cultura do Congresso dos Deputados da Espanha (2015-2019). Desde 2023, é o diretor do Instituto Cervantes em Belo Horizonte.