Cidades

Ipatinga se mobiliza contra o Câncer Bucal

IPATINGA – A Prefeitura Municipal, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO) de Minas Gerais, promove nesta sexta-feira (25) uma campanha para o diagnóstico precoce e prevenção do câncer bucal. A ação acontecerá no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), anexo à Policlínica Municipal, no bairro Cidade. A unidade funcionará de 8h às 18h, para a realização de exames de diagnóstico de câncer bucal (lábios, mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e “assoalho” da boca).

Pelo menos 15 profissionais da rede municipal de saúde, entre dentistas, técnicos e auxiliares, foram mobilizados para atender pacientes que apresentarem algum sintoma, como feridas indolor que não se cicatrizam em uma semana, ou fator de risco para o câncer bucal, como tabagismo e alcoolismo. Basta o interessado comparecer ao CEO, no dia da ação, munido de documentos pessoais. Os pacientes que apresentarem alguma alteração no exame terão agendamento imediato na rede municipal de saúde.

PREVENÇÃO

Apenas em 2013, a Prefeitura de Ipatinga já concluiu o tratamento de 150 pacientes com patologias, incluindo casos suspeitos de câncer bucal. Não há dados precisos sobre a doença, mas estima-se que, a cada ano, 3,7 novos casos de câncer bucal são identificados para grupo de 100 mil mulheres. Entre os homens, a incidência sobe para 10,8 notificações para o grupo de 100 mil, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), de 2010. Os principais cuidados são alimentação saudável, proteger os lábios com protetor solar, evitar hábitos tabagistas e de consumo excessivo de álcool e visitar regularmente o dentista.

Exames em Fabriciano fazem diagnóstico precoce

FABRICIANO – Em comemoração ao Dia do Cirurgião Dentista (25) e Semana da Saúde Bucal, a Prefeitura de Fabriciano promove ações de prevenção à saúde bucal. Na sexta-feira (25), das 7h às 11h e das 13 às 17h, serão ofertados à população exames para o diagnóstico precoce de câncer bucal. O serviço é gratuito e será realizado por cirurgiões dentistas da rede municipal de Saúde no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A ação tem parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO).

“Os principais fatores de risco para o aparecimento de câncer bucal estão relacionados ao uso de álcool e cigarro acima dos 40 anos, má higiene oral e uso de próteses mal adaptadas. Já o câncer de lábio está relacionado à exposição ao sol sem o uso do protetor solar e o consumo de cigarro”, explica a gerente de Saúde Bucal de Fabriciano, Christine de Mendonça.

Por meio do exame preventivo é possível diagnosticar as lesões logo no início, evitando que elas se transformem em câncer. “No caso das lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia podem gerar bons resultados, curando cerca de 80% dos casos”, alerta a gerente.

Além do exame preventivo anual com o dentista, a orientação é que pessoas acima de 40 anos e com dentes fraturados; fumantes ou portadores de próteses mal ajustadas evitem o cigarro e álcool. “Também é importante promover a boa higiene bucal, fazer os tratamentos dentais necessários e optar por uma alimentação saudável, rica em vegetais e frutas”, completa Christine.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, em 2009, o Brasil registrou 6.510 mortes por câncer bucal, sendo 5.136 homens e 1.394 mulheres. Em 2012, os números cresceram e superaram 14 mil casos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com