Cidades

Ipatinga reduz focos do mosquito da dengue

IPATINGA – As ações de combate à dengue e ao mosquito transmissor da doença estão surtindo efeito positivo em Ipatinga, segundo técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), apresentado nesta terça-feira (28/10), mostrou redução de 32% no número de focos do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya.

Conforme o levantamento feito pela Prefeitura de Ipatinga, a partir de visitas e vistorias em toda a cidade, o resultado do LIRAa aponta a existência de focos do Aedes aegypti em 1,7% das residências, lotes vagos e áreas públicas visitadas. Em março, na pesquisa anterior, o índice foi de 2,5%. O Ministério da Saúde considera tolerável o índice menor que 1%.

O resultado apresentado pela PMI é melhor dos últimos cinco anos, para o período que é estratégico por anteceder a época crítica de proliferação do vetor e, consequentemente, de casos da doença. A série histórica do terceiro LIRAa, apurado sempre em outubro, foi de 2,4% em 2010; 3,6% em 2011; 1,9% em 2012 e 3,2% em 2013.

Apesar da queda, o município tem risco médio de sofrer uma epidemia e a comunidade deve continuar em alerta devido ao novo vírus em circulação na região.

Focos dentro de casa
A maior parte dos focos foi encontrada dentro de residências, em locais e objetos como pratinhos de plantas, bebedouros de animais, calhas e caixas d’ água descobertas dentre outros. Para se ter uma ideia, de cada 10 focos confirmados, oito estão dentro das residências, o que reforça a necessidade de os moradores também se empenharem nessa mobilização contra a dengue.

“A comunidade tem colaborado com a Prefeitura nas ações de prevenção e controle da proliferação do mosquito, Mas a vigilância tem que fazer parte da rotina de todos, e ser ampliada a partir de agora, com o início do período chuvoso. Um reciclável esquecido em casa ou descartado inadequadamente em via pública, por acumular água, torna-se um potencial criadouro para o mosquito”, reforça a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Ipatinga, Telma Semirames.

Febre chikungunya
Em Ipatinga, casos da dengue tiveram uma redução significativa: até o dia 10 de outubro foram 429 notificações, contra 9.315 casos confirmados em 2013. Em relação à febre chikungunya, Ipatinga tem dois pacientes suspeitos e sob acompanhamento médico. Os pacientes já receberam alta hospitalar, aguardam o resultado confirmatório em sua residência e não oferecem mais risco de transmitir o novo vírus, se confirmada a doença. Como medida preventiva, o município fez o controle químico nas residências e entorno.

Timóteo também faz o levantamento
Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de Timóteo iniciou mais um Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti           ( LIRAa) no município. Os trabalhos de pesquisa serão encerrados amanhã, sexta-feira, e têm como objetivo identificar o índice de infestação dos focos do mosquito transmissor da dengue.
A equipe de campo conta com 25 agentes de controle de endemias lotados no Departamento de Vigilância em Saúde.

Este ano já foram feitos dois levantamentos de infestação do mosquito transmissor da dengue na cidade – o último em março, sendo apurado um índice de 4,8% . De acordo com Eunice Silveira, diretora de Departamento de Vigilância em saúde, apesar das chuvas nos últimos dias, a expectativa é que o resultado do índice de outubro seja menor, acreditando que a população está mais conscientizada sobre a importância de adotar ações preventivas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com