Cidades

Ipatinga recolhe entulhos e revitaliza áreas públicas

Limpeza da Avenida Felipe dos Santos,na divisa do Cidade Nobre e Vila Celeste: defensas foram instaladas para impedir o descarte irregular

IPATINGA
– Cerca de 30 caminhões de restos de construção, galhos de árvores e materiais inservíveis é a quantidade de lixo depositada irregularmente por moradores, que foi retirada pela Prefeitura de Ipatinga na última semana, em terrenos públicos localizados nos bairros Jardim Panorama e Vila Celeste. A operação é parte do plano de recuperação de áreas verdes e combate ao descarte ilegal de entulhos na cidade.

O descarte irregular de entulhos em áreas públicas e lotes vagos de Ipatinga é crime contra a ordem social, que pode causar danos à saúde pública e ao meio ambiente. De acordo com o Decreto 4.435/2001, que regulamenta os serviços de limpeza urbana no município, o morador é responsável pela destinação correta do lixo gerado em residências, comércios ou indústrias. As multas aplicadas variam de acordo com o grau de gravidade das infrações, de uma até dez Unidades Fiscal Padrão de Ipatinga (UFPI), podendo chegar a quase R$ 10 mil e, em alguns casos, há também penalidades diárias.

FALTA DE RESPEITO
No Jardim Panorama, num dos acessos ao Parque Ipanema pela Rua Wilson Teixeira, algumas pessoas utilizavam uma área pública de preservação ambiental para despejar entulhos e materiais inservíveis. Essa conduta coloca em risco os moradores da região e os frequentadores que passam pelo local para chegar até o principal parque da cidade. Uma equipe da Prefeitura esteve no local, contatou moradores, realizou uma limpeza geral, fez o plantio de mudas de árvores e instalou placa e faixa informativas sobre a proibição de jogar lixo no terreno, chamando a atenção para o fato de se tratar de área ambiental.

Já no Vila Celeste, na divisa com o Cidade Nobre, uma grande área nas margens da Avenida Carlos Chagas e esquina com a Avenida Felipe dos Santos era utilizada por carroceiros e moradores para o descarte ilegal de todo tipo de material inservível, inclusive animais mortos. A Prefeitura limpou o terreno e instalou defensas para impedir o acesso de carroças e veículos. Além disso, estuda um projeto de recuperação paisagística do local, como estratégia para inibir a prática irregular que afeta o meio ambiente e a saúde da comunidade.

CUSTOS

De acordo com levantamentos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), o custo do aluguel de caçambas numa obra ou empreendimento, para o armazenamento adequado dos materiais descartados, é bem inferior se comparado com os valores cobrados em multas pelo descarte irregular de lixo na cidade. Para denunciar à fiscalização da Prefeitura e, também, solicitar serviços de limpeza urbana, os telefones de contato da Sesuma são (31) 3829-8190 e 3829-8514.


No Jardim Panorama, uma área pública de preservação ambiental era usada para despejar entulhos e materiais inservíveis

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com