Cultura

Ipatinga recebe cursos gratuitos para capacitação na área cultural

Estão abertas as inscrições para atividades realizadas no Centro Cultural Usiminas

IPATINGA – O Observatório da Diversidade Cultural volta em 2019 a Ipatinga oferecendo novos cursos gratuitos para capacitação profissional na área da Cultura. Gestores, agentes culturais, artistas, educadores e interessados se inscrever no site da ONG (www.observatoriodadiversidade.org.br) que tem vagas limitadas para os cursos de Aprofundamento em Gestão Cultural, Mapeamento da Diversidade Cultural e as oficinas Modos de Brincar e Lembrar: o lúdico a memória e a diversidade, e Modos de Lembrar e Esquecer: memória e a diversidade cultural. O local das aulas será no Centro Cultural Usiminas, com realização do ODC, que há 10 anos capacita pessoas em Minas Gerais e interior de São Paulo e patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

GESTÃO CULTURAL

O curso de Aprofundamento em Gestão Cultural trata a temática em cinco módulos e é indicado para aqueles que já possuem relativo conhecimento sobre o campo da gestão cultural. As aulas acontecem de 10 de abril a 4 de julho, às quartas e quintas-feiras, de 18h10 às 23h10, e abrangem conteúdos como, economia da cultura e a economia criativa; a construção da sustentabilidade em projetos culturais; possíveis articulações entre cultura e turismo; e formação de público.

MODOS DE BRINCAR

Com 24 horas total de duração, a oficina Modos de Brincar acontece de quarta a sexta-feira, de 18h10 às 22h10 e no sábado de 9h às 17h. De 27 a 30 de março, o professor Maurício Lima apresenta práticas lúdicas mediadas por brincadeiras e jogos tradicionais como fontes para a compreensão das relações entre memória, patrimônio imaterial e diversidade cultural.

O professor Maurício Lima apresenta práticas lúdicas mediadas por brincadeiras e jogos tradicionais como fontes para a compreensão das relações entre memória

MAPEAMENTO DA DIVERSIDADE

No curso de Mapeamento da Diversidade os alunos aprenderão a desenvolver o mapeamento da realidade sociocultural local, com exercícios conceituais e práticos e metodologia para sua identificação, registro e promoção. As informações coletadas ao longo do curso serão organizadas e disponibilizadas à sociedade em plataforma digital, em estreita articulação com o poder público municipal, de modo que possam impactar positivamente nas políticas públicas locais. A carga horária é de 60 horas, realizadas em quatro finais de semana, de 9h às 18h, de 18 de maio a 30 de junho.

Também em maio, de 24 a 26, é a vez do professor José Márcio Barros despertar a sensibilização sobre as formas cotidianas com que as pessoas produzem seus registros informais, expressando os modos de lembrar presentes nas práticas diárias de se organizar agendas, bilhetes, cadernos, recados, coleções pessoais com a oficina Modos de Lembrar. O horário é sexta-feira de 18h às 22h e no sábado e domingo de 9h às 19h.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever é preciso ser maior de 16 anos, ter disponibilidade para participar das aulas, atuar ou ser interessado na área da cultura e ser morador de Ipatinga ou de cidades vizinhas. Depois, basta acessar o site www.observatoriodadiversidade.org.br, baixar o formulário de inscrição, preencher e enviar para o e-mail producaoodc@gmail.com. As vagas são limitadas e os selecionados serão informados por e-mail antes do início das aulas.

As atividades são uma boa oportunidade para profissionais da cultura, arte-educadores e mediadores de diversas instituições culturais e educacionais ampliarem seus repertórios. A realização é do ODC, com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

O que: Oficina Modos de Brincar

Quando: 27 a 30 de março. Quarta a sexta: 18h10 às 22h20 / Sábado: 9h às 17h

Inscrições: até 20 de março

O que: Curso de Aprofundamento em Gestão Cultural

Quando: 10 de abril a 4 de julho. Quartas e quintas-feiras de 18h10 às 23h10

Inscrições: até 1 de abril

O que: Curso de Mapeamento da Diversidade

Quando: 18 de maio a 30 de junho. Sábados e domingos de 8h às 18h

Inscrições: até 6 de maio

O que: Oficina Modos de Lembrar

Quando: 24 a 26 de maio. Sexta-feira: 18h a 22h / Sábado e domingo: 9h às 19h

Inscrições: até 13 de maio

Inscrições: pelo site www.observatoriodadiversidade.org.br

Quanto: gratuito

Local: Centro Cultural Usiminas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com