Cidades

Ipatinga realiza teste rápido para dengue

Além do teste rápido, a Prefeitura de Ipatinga começou a fazer também a coleta de material biológico para o isolamento viral

IPATINGA – A Unidade de Hidratação 24 horas da Policlínica Municipal e o Hospital Municipal de Ipatinga, que funcionam no bairro Cidade Nobre, já estão realizando os testes rápidos de dengue. O exame permite diagnosticar a doença em apenas 20 minutos e será realizado conforme quadro do paciente, após a avaliação médica.

A princípio foram disponibilizados 400 testes rápidos para os pacientes da Unidade de Hidratação da Policlínica Municipal e outros 60 para o HMI. O enfermeiro da seção de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Anderson Aquiles, explica que, por se tratar de um procedimento novo e de sensibilidade variável, em caso de resultado negativo será realizado o exame sorológico (teste convencional) para confirmação do diagnóstico. A coleta e o teste serão realizados nos dois locais por profissionais da rede que passaram por capacitação específica.

TIPOS DE VÍRUS
Além do teste rápido, a Prefeitura de Ipatinga começou a fazer também a coleta de material biológico para o isolamento viral, com a finalidade de identificar os tipos de vírus em circulação na cidade. O enfermeiro Anderson Aquiles esclarece que o objetivo é verificar se o vírus tipo 4 da dengue já foi introduzido na região e cidade. “A presença deste novo tipo de vírus, se confirmada, pode ser uma das possíveis causas do aumento do número de casos no município, uma vez que a pessoa acometida por dengue adquire imunidade ao tipo de vírus que contraiu”, detalha.

Os primeiros casos de dengue no Vale do Aço foram registrados no final da década de 90 e, até então, haviam sido confirmadas as presenças dos vírus tipos 1, 2 e 3. Em 2013, Ipatinga já notificou 5.500 casos de dengue. Em caso de sintomas da doença, o paciente deve procurar a Unidade de Hidratação 24 horas da Policlínica Municipal (rua Joaquim Nabuco, s/n, no Cidade Nobre) ou a unidade de saúde do seu bairro, que está qualificada para realizar os primeiros atendimentos.


Pneus usados poderão ser trocados por material escolar no “Dengue Móvel”, que estará instalado na área da
feira livre do Bethânia

Inservíveis podem ser trocados por material escolar nesta sexta e sábado
Ipatinga
– Nesta sexta-feira e sábado (22 e 23/02) pneus usados, pets e latas poderão ser trocados por material escolar no “Dengue Móvel”, que estará instalado na área da feira livre do Bethânia, em Ipatinga. A ação acontece de 9h às 15h, bastando apenas que os moradores levem os inservíveis até o local. Cada pneu velho poderá ser trocado por um caderno; três garrafas pet equivalem a um lápis, e três latas, a uma borracha.

Em meados de janeiro, durante a primeira passagem do “Dengue Móvel” pela cidade, 2.170 pneus velhos e um caminhão-baú de pets e latas foram enviados para reciclagem. O objetivo da ação, realizada no município em parceria com o Estado, é retirar de circulação materiais inservíveis que possam acumular água e se tornar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. No mesmo local, funcionará o “Dengômetro”, onde a comunidade poderá saber mais sobre a doença. Em Ipatinga, os casos de dengue já ultrapassam 5 mil.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com