Cidades

Ipatinga realiza mutirão de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites

A programação terá início no dia 04/12 e terminará no dia 17/12

IPATINGA – Para marcar o Dia Mundial de Combate à AIDS (01/12), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDIP), promove até o dia 17 de dezembro uma ação de testes rápidos itinerante para detecção do HIV, Sífilis e Hepatite B e C nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A estimativa é de que serão realizados 600 testes rápidos, com resultados que saem em cerca de 15 minutos. O objetivo é alertar a população sobre a importância da detecção e vacinação contra hepatites virais. 

TESTE RÁPIDO

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. O material é colocado em dois dispositivos de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que realiza o teste segue um fluxo determinado cientificamente. Caso os dois dispositivos tenham os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, havendo divergência entre eles, é feito outro teste para confirmação ou exclusão do quadro de doença. Assim, o veredicto tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

“Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, este teste rápido é utilizado na maior parte das ações do CCDIP, principalmente devido à sua agilidade e praticidade”, acrescenta Magali Lima Santos Siqueira, gerente do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas.

HIV

O Ministério da Saúde estima que, atualmente, 135 mil pessoas vivem com HIV e não sabem. De acordo com o boletim epidemiológico 2019, a infecção por HIV/AIDS cresce mais entre os jovens. A maioria dos casos de infecção pelo HIV no país é registrada na faixa de 20 a 34 anos (52,7%), principalmente em relação aos homens.

“O teste é simples, rápido e indolor, com a garantia de que será mantida a privacidade e o sigilo de cada resultado. Caso o usuário receba o resultado positivo, ele é encaminhado para aconselhamento e tratamento. O serviço fornece atendimento médico, medicação gratuita, apoio psicológico e encaminhamentos para especialistas”, informa Magali. 

PROGRAMAÇÃO

4/12 – Unidades de Saúde do Bethânia e Canaã – 7h às 11 e de 13h às 16h

5/12 – Unidades de Saúde do Cidade Nobre e Iguaçu – 7h às 11h e de 13h às 16h

6/12 – Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDIP) – Cariru – 7h às 11h e de 13h às 16h

9/12 – Unidades de Saúde do Planalto e Veneza – 7h às 11h e de 13h às 16h

10/12 – Unidades de Saúde do Nova Esperança e Bom Jardim – 7h às 11h e de 13h às 16h

11/12 – Unidades de Saúde Jardim Panorama e Caravelas – 7h às 11h e de 13h às 16h

12/12 – Unidade de Saúdes Vila Celeste e Vila Militar – 7h às 11h e de 13h às 16h

17/12 – Unidade de Saúde Vale do Sol – 7h às 11h e de 13h às 16h

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com